Tendências para o ensino superior em 2023
19 de dezembro de 2022
O ano de 2022 foi transformador para o setor da educação. O retorno às dinâmicas presenciais caminhou junto com a valorização das novas tecnologias educacionais, que expandiram os limites da ensino-aprendizagem e apresentaram aos alunos e professores novas formas de compartilhar conhecimento. Em 2022, o ensino superior brasileiro rompeu com o tradicional para se modernizar e acompanhar as preferências manifestadas por estudantes nativos da era digital.
Com 2023 batendo à porta, é hora de planejar o ano letivo olhando para o futuro. Você, gestor de IES, já está por dentro das tendências que devem nortear o planejamento da sua instituição para o próximo ano? Confira, a seguir, o que está em alta para o setor educacional em 2023.
Leia também: EAD cresce 474% em uma década
ASCENDÊNCIA DO EAD
O Censo da Educação Superior 2020, divulgado em 2022, atestou que as graduações a distância concentraram mais matrículas que os cursos presenciais pela primeira vez na história do Brasil. Essa tendência se confirma também para 2023, visto que a modalidade EAD viabiliza o acesso ao ensino superior para grupos que não habitam os grandes centros urbanos e/ou não conseguem custear as mensalidades das graduações tradicionais. Com o crescente avanço das tecnologias educacionais e o constante aprimoramento das metodologias EAD, a confiança na modalidade só aumenta para o próximo ano.
DESTAQUE AO ENSINO HÍBRIDO
A junção entre o ensino presencial e o EAD já foi bastante valorizada em 2022, e a tendência é que o ensino híbrido receba ainda mais atenção dos alunos em 2023. A modalidade reúne a flexibilidade, a comodidade e o incentivo à autonomia do estudante característicos do ensino à distância, sem deixar de promover a troca de experiências e a aprendizagem relacional tão valorizadas no ensino presencial. Na modalidade híbrida, alunos que precisam conciliar trabalho e estudo ganham mais possibilidades para concluir o ensino superior.
Leia também: 6 vantagens que o livro digital oferece ao ensino híbrido ou EAD
E-BOOK E BIBLIOTECA DIGITAL
As filas de espera, o extravio ou rasura dos exemplares e a falta de ferramentas de pesquisa não condizem mais com a experiência que os graduandos hoje buscam em suas leituras acadêmicas. Os acervos de livros digitais tornam-se cada vez mais preferidos pelos alunos do ensino superior, diante das vantagens que oferecem à produção de conhecimento científico. Os e-books otimizam a leitura, possibilitam maior interação com o conteúdo, são personalizáveis às necessidades de cada leitor e permitem conectividade com outros canais de pesquisa; as bibliotecas digitais entregam conteúdo sempre atualizado e sempre disponível.
FOCO NO ALUNO
Uma educação padronizada, que exige que todos os alunos se adaptem a um sistema educacional rígido, hoje já é uma proposta antiquada e que pouco dialoga com os interesses dos estudantes contemporâneos. A tendência é que, em 2023, uma educação personalizada e humanizada se popularize cada vez mais, por demanda tanto dos alunos como do mercado de trabalho. Há uma crescente valorização da individualidade e dos interesses particulares de cada estudante, o que contribui para colocá-los em posição central dentro de seus processos de aprendizagem. Ainda que haja uma matriz curricular a ser cumprida, as IES devem se reinventar de forma a considerar a subjetividade e as competências próprias de cada pessoa, lembrando que todos os estudantes são diferentes entre si.
APRENDIZAGEM EM ETAPAS
Os novos hábitos de consumo de informação provenientes da era digital exigem dinamismo, rapidez e fluidez. A instantaneidade da comunicação contemporânea faz com que os alunos de agora apresentem maior dificuldade em assimilar grandes blocos de conteúdo, apresentados em longas aulas e em formatos massantes. Em resposta, o microlearning aparece como grande tendência educacional – consiste na quebra do conteúdo em pequenas unidades, mais focadas e objetivas. Trata-se de uma metodologia já aplicada nos conteúdos EAD, e que deve se fazer cada vez mais presente também no ensino híbrido e presencial.
Leia também: O EAD como ferramenta de inclusão social
COMPETÊNCIA PROFISSIONAL E SOCIOEMOCIONAL
Se antes as empresas contratavam estritamente baseadas no currículo e nas experiências profissionais prévias, hoje a realidade é outra. O mercado de trabalho agora prioriza profissionais colaborativos, com capacidade de se reinventar, de trabalhar em grupo, de dialogar sobre temas delicados e de propor novas soluções, para além das competências específicas de sua área de formação. O desenvolvimento socioemocional do estudante e a valorização das soft skills de forma integrada ao currículo acadêmico deve estar no centro das atenções das IES nos próximos anos.
Considerando as tendências acima, sua IES chegará em 2023 alinhada às preferências dos potenciais graduandos e se tornará mais competitiva no mercado educacional. Para oferecer experiências formativas ainda mais modernas e completas, conheça as Soluções Educacionais para EAD da Intersaberes! O maior catálogo de disciplinas EAD disponível no Brasil oferece mais de 1.000 disciplinas que compõem mais de 300 currículos de graduação e pós-graduação, abrangendo mais de 50 áreas do conhecimento. Conte também com a Contentus Play, nossa plataforma EAD que gerencia cursos, disciplinas e alunos com praticidade e segurança. Solicite uma demonstração: https://www.intersaberes.com/conteudo-ead/#