Soft skills: o que são e como desenvolvê-las?
12 de julho de 2022
O profissional recém-formado chega ao mercado de trabalho em busca de oportunidades. É inteligente, capacitado, ambicioso, domina as ferramentas digitais – apresenta todas as habilidades técnicas requisitadas para muitas vagas de emprego. Entretanto, seus relacionamentos no ambiente de trabalho são conturbados, e as atividades de teor interpessoal se tornam um problema (apesar da capacitação técnica). Então, o que compromete o bom desempenho integral desse profissional? A falta de competências subjetivas um pouco mais difíceis de avaliar – as chamadas soft skills.
Em tradução ao português, as soft skills podem ser descritas como “habilidades comportamentais”, que compõem o que conhecemos por inteligência emocional. O domínio sobre as soft skills (ou a falta dele) norteia a forma como o indivíduo lida consigo e com o outro em diferentes situações. O manejo positivo de situações ambientais e psicológicas, como nas interações em grupo ou no controle das próprias emoções, sinaliza a presença de habilidades comportamentais e é um perfil altamente valorizado pelas empresas contemporâneas. Hoje, a capacitação técnica pode até abrir portas para uma contratação profissional – mas somente as soft skills levam a promoções e à construção de uma carreira duradoura.
Leia também: Aprendizagem ativa via tecnologias educacionais
Vamos entender mais sobre quais são as soft skills almejadas pelo atual mercado de trabalho e como desenvolvê-las, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal? Boa leitura!
SOFT SKILLS EM ALTA
Existem algumas características que não se relacionam à capacitação técnica, mas que fazem o profissional se destacar no ambiente de trabalho – e são, por isso, altamente valorizadas pelo mercado.
- Colaboração (saber trabalhar em grupo e acolher as dificuldades de terceiros);
- Flexibilidade (saber lidar com imprevistos e se adaptar a novos caminhos);
- Comunicação (saber se expressar com clareza, assertividade e humildade, driblando mal-entendidos);
- Liderança (saber motivar o grupo em prol dos objetivos comuns);
- Resiliência (saber contornar situações adversas e decidir sob pressão);
- Organização (saber administrar tarefas e ambientes com coerência e autonomia);
- Atitude positiva (saber não desanimar diante de cenários desfavoráveis e conseguir manter o foco nas soluções possíveis);
- Segurança (saber de suas competências e confiar em sua capacidade de execução).
Leia também: Como a Biblioteca Digital promove acessibilidade na educação?
COMO DESENVOLVER E APRIMORAR SUAS SOFT SKILLS
Ao contrário das hard skills (habilidades técnicas), as soft skills não são adquiridas através de uma graduação ou especialização. O aprimoramento das soft skills envolve vulnerabilidade e olhar atento a questões subjetivas – e a percepção de que o resultado virá com o processo, e não com a aquisição de um diploma.
O exercício da autorregulação é o primeiro passo. Reconhecer as emoções e administrá-las, ao invés de sucumbir a elas, é o caminho para reações menos impulsivas e mais conscientes. É uma ótima forma de cultivar o estado de alerta sem associação ao estresse. A meditação e a psicoterapia são ferramentas que ajudam no manejo de emoções intensas.
Fazer um bom gerenciamento do próprio tempo é outro exercício que pode iniciar no âmbito privado e refletir benefícios na vida profissional. No ambiente de trabalho, é possível estimular o desenvolvimento das soft skills na equipe através da cultura de feedback (quando bem empregada). Devolutivas claras e generosas, ainda que sinalizem erros, são excelentes norteadoras de melhorias em aspectos subjetivos.
Leia também: Intersaberes disponibiliza novo catálogo de disciplinas EAD
Sua IES pode expandir as possibilidades formativas através dos recursos EAD. Já pensou em explorar as modalidades híbrida e a distância, hoje tão procuradas pelos alunos? Com o serviço de Conteúdo EAD para Ensino Superior da Intersaberes, você acessa o maior e mais completo catálogo de cursos e disciplinas do mercado EAD brasileiro. São mais de 1.000 disciplinas que contemplam mais de 50 áreas do conhecimento, e compõem mais de 300 matrizes curriculares de cursos de graduação e pós-graduação EAD. Com mais de 30.000 videoaulas e 50.000 questões elaboradas por conteudistas e professores especializados em EAD, o material também pode ser usado para compor até 40% da carga horária dos cursos presenciais. Solicite uma demonstração: Demonstração – Intersaberes