Recursos para melhorar o uso do livro digital na IES
11 de agosto de 2022
O livro impresso e o livro digital coexistem na realidade contemporânea. Os e-books ocupam espaço crescente nos processos educacionais universitários, antes amparados apenas por bibliografias físicas. As pesquisas acadêmicas ganham maior velocidade de atualização e veiculação em publicações digitais, o que nutre os universitários de referências teóricas cada vez mais contextualizadas. Sem demarcar o fim da mídia física, é inegável a contribuição do livro digital no fomento à produção científica.
Leia também: Aprendizagem ativa via tecnologias educacionais
Alguns estudantes ainda priorizam o virar de páginas dos livros impressos – mas existem novos recursos que facilitam a aprendizagem e só podem ser amparados por plataformas digitais. Cabe aos agentes educacionais explorar as potencialidades exclusivas dos e-books para enriquecer a experiência formativa dos graduandos. Prestando atenção nos pontos a seguir, o docente poderá incentivar uma relação cada vez mais fluida e produtiva entre os alunos e os livros digitais.
- Busca por palavra-chave: é comum precisar acessar um conceito ou citação específicos na escrita de um artigo ou em um debate em sala de aula. Nesses casos, o e-book oferece a facilidade da pesquisa por palavras-chave dentro da obra, permitindo que uma extensa bibliografia funcione também como material para consultas rápidas.
- Pesquisa instantânea: a leitura acadêmica elucida os temas centrais, mas também fomenta a investigação de conceitos ainda desconhecidos pelo aluno. O e-book, quando acessado via Biblioteca Digital, entrega a possibilidade de direcionar um conceito do livro diretamente para uma ferramenta de busca online. Pesquisas instantâneas tornam o estudo mais dinâmico e eficiente, incentivando que o aluno não se prenda a uma única referência.
Leia também: Biblioteca Digital – desafios do bibliotecário
- Libras e recursos de acessibilidade: muitas pessoas com deficiência auditiva são alfabetizadas somente na Língua Brasileira de Sinais (Libras) – logo, ficam à margem das produções escritas. Algumas Bibliotecas Digitais possibilitam que livros inteiros sejam traduzidos para Libras; basta habilitar a ferramenta e selecionar o texto desejado para iniciar a tradução. É a tecnologia aplicada à garantia de conhecimento acessível para todos.
- Personalização do material: os livros físicos encontram-se, com frequência, rasurados ou com páginas faltando. Também existem livros impressos em fontes de tamanho ou formato confusos para a visão de algumas pessoas, o que compromete o fluxo de leitura. Com o livro digital, o leitor tem a oportunidade de personalizar aspectos da aparência do arquivo de acordo com seus critérios pessoais de conforto visual. É possível escolher entre opções de tamanho de fonte, espaçamento e alinhamento do texto, além de alternar a cor de fundo entre branco, noturno ou sépia.
Leia também: Nova Biblioteca Digital Intersaberes é lançada em 29 de março
- Destaque de notas e citações: a leitura acadêmica exige anotações e destaque das informações mais relevantes. O livro digital permite que essa seleção de fragmentos seja feita e acessada dentro do próprio arquivo, otimizando o armazenamento dos trechos que mais contribuem para a pesquisa ou estudo.
- Usabilidade responsiva: a tecnologia educacional tem se aprimorado a cada dia para elevar a experiência do usuário. Além de personalizáveis e interativos, os e-books mais atuais são equipados com ferramentas que permitem a troca de páginas com deslize do dedo na tela, aproximando a relação do leitor com o texto digital.
- Informações adicionais: além da interatividade com o texto, o e-book ainda pode ser equipado com o recurso de informações adicionais. Quando há um símbolo de informação ao longo do texto, o leitor pode clicar para acessar conteúdos extras sobre a palavra citada ou o nome referenciado, a fim de melhor elucidar o conteúdo.
Contratar uma Biblioteca Digital para sua IES é a forma mais otimizada de oferecer um acervo amplo e atualizado aos seus alunos, em plataforma equipada com recursos de aprendizagem que facilitam o estudo e a pesquisa. A Biblioteca Digital Intersaberes foi vencedora do Prêmio Top Educação 2020 e 2021, na categoria “biblioteca digital” a nível nacional! São mais de 1.600 livros digitais que compõem bibliografias básica e complementar em mais de 50 áreas do conhecimento. Com interface intuitiva, a Biblioteca é acessível de qualquer dispositivo com conexão à internet, em qualquer dia, hora ou lugar. Solicite uma demonstração: Demonstração – Intersaberes