O EAD como ferramenta de inclusão social
29 de novembro de 2022
A capacidade de encurtar distâncias está entre as mais relevantes potencialidades que a internet oferece ao mundo moderno. É possível conectar um hemisfério a outro de forma instantânea, com qualidade de vídeo e som, tornando o deslocamento obsoleto em muitas ocasiões. Os encontros virtuais ganham amparo tecnológico mais aprimorado a cada dia, expandindo os antigos limites de comunicação e levando informação a lugares até então isolados.
Quando aplicadas à educação, as novas tecnologias comunicacionais abrem um novo horizonte de experiências formativas. Inteligência artificial, realidade aumentada e laboratórios virtuais são algumas das ferramentas que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem no ensino híbrido ou a distância.
QUEM PREFERE O EAD?
As modalidades educacionais amparadas pela tecnologia contemplam as necessidades de um novo perfil de graduandos – mais velhos, que conciliam estudo com trabalho e precisam de flexibilidade para cumprir com as obrigações acadêmicas. Este perfil foi demonstrado em estudo realizado em 2018 pela Associação de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes). De acordo com os dados levantados, 38% dos alunos matriculados em cursos EAD no Brasil têm entre 31 e 40 anos, e 29% têm acima de 40 anos. Além disso, 82% dos 1,6 milhão de estudantes que frequentam os mais de 15 mil polos EAD brasileiros já possuem vida profissional ativa, em paralelo aos estudos.
Leia também: EAD cresce 474% em uma década
Nas graduações híbridas ou EAD, os alunos estudam em casa através de videoaulas ou encontros virtuais síncronos com os professores, e realizam provas e atividades laboratoriais em polos presenciais da instituição de ensino. Promovendo o protagonismo estudantil e mensalidades a valores mais acessíveis, os cursos EAD são também um marco no estímulo à acessibilidade no ensino superior brasileiro – especialmente para alunos portadores de deficiência física e/ou com dificuldades de locomoção.
AUTONOMIA PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
A nova possibilidade de cursar graduações ou pós-graduações sem a necessidade de deslocamento diário viabiliza o sonho do ensino superior a uma nova classe de estudantes, que enfrentam dificuldades de locomoção.
Portadores de limitações motoras, bem como pessoas com deficiências visuais, podem passar por severos desafios de circulação no meio urbano. As ruas e transportes coletivos contam com recursos de acessibilidade limitados ou, em alguns casos, inexistentes – transformando o direito de ir e vir em um constante risco em potencial.
Leia também: 6 vantagens que o livro digital oferece para o ensino híbrido ou EAD
Com as novas tecnologias educacionais, o deslocamento torna-se dispensável ou estritamente pontual, para realização de atividades específicas em polos presenciais. O estudante contemporâneo agora pode se capacitar de casa, sem que ocorram prejuízos à experiência formativa. Assim, alunos com limitações particulares ganham a oportunidade de receber o mesmo nível de ensino que os alunos que frequentam instituições de ensino superior.
RECURSOS DE ACESSIBILIDADE EAD
As tecnologias assistivas são recursos que promovem o ensino a distância aos estudantes portadores de deficiência. Videoaulas e podcasts são ferramentas altamente eficientes na missão de transportar as aulas para quaisquer ambientes que ofereçam maior comodidade ao aluno. Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) são equipados com recursos de acessibilidade que possibilitam conversão em audiotexto, vídeos em Libras, legendas e aumento da fonte nos materiais didáticos. Desta forma, alunos com as mais diversas características podem acessar os conteúdos sem dificuldade, de forma confortável e segura.
Leia também: Avaliação do MEC para cursos EAD
A Intersaberes, há 17 anos comprometida com a produção de conteúdos acadêmicos de qualidade, enxerga no ensino a distância uma valiosa oportunidade para democratizar o conhecimento. Todos, independentemente de suas limitações, devem ter direito de acessar uma educação de excelência. As Soluções Educacionais para EAD da Intersaberes facilitam a oferta de graduações híbridas e a distância nas instituições de ensino superior. Nosso catálogo de disciplinas EAD é o mais completo do mercado brasileiro, contemplando mais de 1.000 disciplinas em mais de 50 áreas do conhecimento, que compõem grades curriculares de mais de 300 cursos superiores – com recursos de acessibilidade sempre disponíveis. Conte também com a Contentus Play, a plataforma EAD que gerencia cursos, disciplinas e alunos com segurança e eficiência.
Solicite uma demonstração das Soluções Educacionais para EAD Intersaberes e caminhe conosco pela democratização do conhecimento no Brasil: Plataforma EAD – Intersaberes