O bibliotecário e a tecnologia: habilidades necessárias na gestão de uma Biblioteca Digital
29 de maio de 2023
A tecnologia transformou o mundo e sua dinâmica de funcionamento; por consequência, muitas profissões também foram atualizadas ao formato digital. O bibliotecário está entre os profissionais que mais sentiram o impacto dessa transformação. Se antes o ofício se dava entre prateleiras e páginas impressas, hoje o bibliotecário torna-se um gestor de dados que transita entre softwares e arquivos digitais.
São mudanças que aconteceram muito rápido, ditadas pelo ritmo da tecnologia. Espera-se do novo bibliotecário uma adaptação dinâmica e quase instantânea, para que possa efetivamente aplicar as potencialidades tecnológicas no fomento de novas práticas educativas. Para se manter alinhado às atuais demandas do mercado, o bibliotecário precisa topar o desafio e se reinventar enquanto profissional, atualizando suas competências e redesenhando o desempenho de suas atividades. Não é tarefa simples!
Quais são as novas habilidades necessárias ao bibliotecário, que passa a gerenciar uma Biblioteca Digital? Sua presença permanece indispensável à organização do acervo e ao bom fluxo das informações – mas agora encontra-se a serviço de uma sociedade cada dia mais conectada.
Leia também: 6 vantagens que o livro digital oferece ao ensino híbrido ou EAD
Critérios técnicos de gestão documental
Os títulos não estão mais dispostos em prateleiras, mas o acervo ainda demanda organização para entregar uma boa experiência ao usuário. O bibliotecário deve reunir conhecimentos técnicos de biblioteconomia para categorizar os materiais em ambiente virtual – não apenas seguindo uma lógica coerente, mas construindo uma boa arquitetura da informação (de acordo com as normas técnicas).
Tratamento da informação digital
Os livros que compõem uma Biblioteca Digital precisam ter suas informações dispostas adequadamente para viabilizar uma navegação ágil pelo acervo. Os dados de catalogação (títulos, autores, edições, etc.), as representações documentais (resumos, fichas técnicas, referências bibliográficas, etc.), as descrições dos conteúdos nos documentos e muitos outros cuidados na apresentação dos materiais são de atribuição do bibliotecário, a fim de oferecer uma boa experiência com o acervo digital.
Domínio sobre os recursos digitais
Mais do que uma plataforma de hospedagem para ebooks, a Biblioteca Digital reserva inúmeras possibilidades de aproximação entre leitor e conteúdo – que podem fomentar a pesquisa e a formação acadêmica se exploradas com a atenção necessária. Cabe ao bibliotecário pleno domínio sobre os recursos digitais, para que possa conduzir o usuário pela experiência mais completa possível. Afinal, a transição do analógico ao digital vai muito além de uma mudança de formato; trata-se de uma nova era no campo da educação.
Leia também: Entenda tudo sobre a Plataforma Ebooks Intersaberes
Compreensão do usuário
Quando muda-se o formato, a experiência de uso também se altera e dá origem a um novo perfil de usuário. Assim como o bibliotecário agora atualiza suas competências para trabalhar em dinâmica virtual, o usuário da Biblioteca Digital também depara-se com novos desafios e possibilidades. Do bibliotecário, espera-se total dedicação à compreensão desse novo perfil de usuário, para que cumpra sua missão de facilitar o acesso à informação.
O bibliotecário deve estar disponível para capacitar os usuários para a interação com a plataforma e os arquivos digitais; diante de dificuldade na navegação, o bibliotecário é quem aponta soluções ou contata o suporte da plataforma para resolução do problema. Com conhecimento profundo sobre o acervo, o bibliotecário também é capacitado para oferecer sugestões bibliográficas relacionadas às buscas anteriores. Quando o bibliotecário estabelece estreita relação com alunos, professores e a comunidade em geral, é possível construir uma experiência educacional personalizada e única.
Atitude gerencial inovadora
O bom bibliotecário contemporâneo cuida da Biblioteca Digital sob um ponto de vista sistêmico – gerencia a biblioteca não como um acervo isolado, mas como um organismo composto de mídias, conteúdos e leitores. Quando estes elementos interagem harmonicamente entre si, simboliza a entrega de uma boa experiência ao usuário. Cabe ao bibliotecário não somente garantir a harmonia desta interação, mas promovê-la a partir de princípios inovadores; deve usar a tecnologia para o fomento da leitura e do conhecimento prático e acessível.
Sua IES já dispõe das modernas funcionalidades oferecidas por uma Biblioteca Digital? Conheça a Plataforma Ebooks Intersaberes: são mais de 1.700 livros acadêmicos que abrangem mais de 50 áreas do conhecimento, escritos por mestres e doutores reconhecidos dentro e fora do Brasil, e equipados com recursos de aprendizagem que tornam a leitura mais personalizada e dinâmica. Acervo tricampeão do Prêmio Top Educação, como Biblioteca Digital mais lembrada do país nos anos de 2020, 2021 e 2022! Solicite uma demonstração: Biblioteca Digital – Intersaberes