Novo ensino médio: entenda os eixos estruturantes dos itinerários formativos
2 de novembro de 2021
O novo ensino médio traz a proposta de investir no protagonismo e nas competências individuais de cada aluno, formando cidadãos melhor capacitados para o trabalho e para a vida. Para isso, rompe com as conhecidas insuficiências do modelo tradicional de ensino e propõe mudanças estruturais na Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Aumento da carga horária, divisão curricular por áreas do conhecimento, inclusão da formação técnica e profissional no cronograma do ensino médio… Dentre tantas reformas, é essencial que gestores e professores se familiarizem com os itinerários formativos e seus eixos estruturantes.
Leia também: Novo ensino médio – como implementar?
Os itinerários formativos são conjuntos de atividades, laboratórios, grupos de estudo, estágios e demais experiências formativas. Cursados em contraturno, têm o objetivo de consolidar o conhecimento adquirido em sala e integrá-lo à realidade fora da escola. Serão elaborados pelas instituições dentro de três propostas: áreas do conhecimento (aprofundamento em uma das quatro grandes áreas abordadas pelo novo ensino médio); formação técnica e profissional (foco em preparar o aluno para o mercado de trabalho, dentro de suas aptidões); e integrado, onde as duas propostas anteriores se combinam.
Leia também: Novo ensino médio – entenda os itinerários formativos
Para uma completa compreensão sobre os itinerários formativos, é necessário passar pelos eixos estruturantes. É a partir dos eixos estruturantes que os itinerários formativos serão organizados. São os eixos que delineiam a abordagem de cada itinerário, e estão divididos em quatro categorias propostas pelo MEC:
INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Os itinerários formativos desenvolvidos no eixo da investigação científica trabalham com o conhecimento sistematizado, através de práticas e produções científicas. Apresentam aos alunos do novo ensino médio os conceitos de hipótese, levantamento, testes e interpretação de resultados, essenciais na condução de pesquisas científicas. Objetivam, desta forma, instigar a capacidade investigativa dos jovens, orientar na identificação de fontes confiáveis e instruir sobre a ética no uso de dados.
Leia também: MEC anuncia novo cronograma para o novo ensino médio
PROCESSOS CRIATIVOS
O eixo estruturante dos processos criativos dá origem a itinerários formativos focados no desenvolvimento da criatividade e das expressões linguísticas, culturais e científicas. A partir de um problema ou tema central, os alunos são provocados a elaborar soluções efetivas e inovadoras. Produtos, serviços comunicacionais, intervenções artísticas… o objetivo é que os estudantes concluam o novo ensino médio com a capacidade de criar e executar resoluções criativas e funcionais. Habilidade altamente valorizada e escassa no mercado de trabalho.
Leia também: Novo ensino médio – entenda a formação técnica e profissional
MEDIAÇÃO E INTERVENÇÃO CULTURAL
Neste eixo estruturante, o foco está na formação de agentes de impacto, capacitados para promover transformações positivas na comunidade. Os itinerários formativos deste eixo articulam projetos de mobilização e intervenções ambientais/culturais. Diante de um problema comunitário latente, os alunos aprendem a elaborar planos de ação resolutivos e que previnam o desdobramento de novos conflitos. Compreender a relevância de projetos sociais/culturais e saber como desenvolvê-los cria condições para transformar realidades e expandir horizontes.
Leia também: Novo ensino médio – o que é projeto de vida?
EMPREENDEDORISMO
Por fim, o quarto eixo estruturante busca despertar o espírito empreendedor nos estudantes. A partir de seu projeto de vida, o aluno identifica causas e áreas que gostaria de impactar com seu empreendimento e recebe suporte para desenvolvê-lo na perspectiva empresarial. Aprende a analisar o mercado, identificar desafios, planejar testes, desenvolver capacidades de gestão e a lapidar ideias iniciais até que se tornem mais atrativas e vantajosas. São itinerários formativos que buscam fomentar a mentalidade inovadora tão almejada no mercado.
O novo ensino médio abre caminhos para a formação integral de jovens cada vez mais capacitados para a realidade contemporânea. O prazo para adaptação está acabando! Assine a newsletter da Intersaberes e acompanhe as novidades.