Intersaberes: conquistas e projetos de 2022
15 de dezembro de 2022
O ano de 2022 foi transformador para o setor educacional brasileiro. Com 2023 já batendo à porta, a Intersaberes não poderia deixar de reconhecer a trajetória de sucesso percorrida até aqui. Recordar é incentivo para abraçar tudo o que o futuro reserva ao novo ano que chega, sempre renovando o otimismo e a vontade de fazer diferença.
No dia 1 de dezembro, a Intersaberes realizou um evento interno na presença de todos os colaboradores, para demonstrar as conquistas e resultados alcançados ao longo de seus 17 anos de operação – e alinhar planos e expectativas para o que está no horizonte de 2023! Com imensa alegria, compartilhamos com nossos clientes e parceiros um pouco da jornada trilhada pela Intersaberes até o momento, e alguns dos projetos já traçados para o ano que se aproxima.
Leia também: Intersaberes completa 17 anos de atividade em 2022
Conquistas e Premiações
Há quase duas décadas comprometida com a produção e veiculação de conteúdos universitários da qualidade, a Intersaberes se consolida como uma das maiores editoras acadêmicas do Brasil – e já vêm desbravando o território internacional. Hoje, a Intersaberes oferece o maior catálogo de disciplinas para EAD (+ 1.400 disciplinas) disponível no mercado educacional brasileiro, além de mais de 1.700 livros em seu catálogo de vendas. Com mais de 70 colaboradores diretos e indiretos, a Intersaberes já acumula mais de 500 pontos de venda em todo o Brasil.
O primeiro grande reconhecimento prestado à Editora veio em 2010. Na 52.ª edição do Prêmio Jabuti, uma das obras publicadas pela Intersaberes foi finalista deste que é o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). O livro reconhecido pelo Prêmio foi “O reverso da logística e as questões ambientais no Brasil”, de autoria de Edelvino Razzolini Filho e Rodrigo Berté – mais uma vez, parabenizamos os pesquisadores pelo excelente trabalho realizado. Desde então, muitas outras obras lançadas pela Editora também foram indicadas ao Prêmio.
Em 2022, o livro “Imagens da América Latina: mídia, cultura e direitos humanos” conquistou 1º lugar no Prêmio Abeu (Associação Brasileira das Editoras Universitárias). A obra, de autoria de Priscila Vieira-Souza e Marcus Vinícius Araújo Batista De Matos, foi a vencedora na categoria “Ciências Sociais Aplicadas”. O Prêmio ABEU existe desde 2015 para identificar as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico a cada ano, bem como reconhecer o projeto gráfico mais acurado. A Intersaberes novamente homenageia os autores pela grande conquista alcançada.
Leia também: Livro “Imagens da América Latina” conquista 1º lugar no Prêmio ABEU
As soluções EAD desenvolvidas pela Intersaberes também são há anos reconhecidas pelo Prêmio Top Educação – uma espécie de Top Of Mind dos estudantes universitários, que busca reconhecer as marcas mais lembradas dentro do setor educacional. Neste ano, a Biblioteca Digital Intersaberes se consagrou como tricampeã (2020, 2021, 2022), e a plataforma Contentus Play como bicampeã (2021, 2022), na categoria “Tecnologias para EAD”.
Além da qualidade dos serviços e publicações já atestada pelas premiações, a Intersaberes ainda se dedica a construir um ambiente saudável para seus colaboradores. Em 2021, a Editora recebeu a Certificação “Great Place to Work (GPTW)”, com mais de 90% dos colaboradores reconhecendo-a como “uma grande empresa para se trabalhar”.
Mudança no quadro de conselheiros
Os membros do Conselho Editorial, Professores Doutores Ivo José Both e Ulf Gregor Baranow, têm suas histórias fundidas ao nascimento e crescimento da Intersaberes, e foram fundamentais para o caminho trilhado até aqui. Em suas passagens pela Editora, empreenderam um árduo trabalho em nome do ensino, da educação a distância, das línguas, da pesquisa, das tecnologias, da informação, da docência superior, do aprimoramento ético, social, filosófico, educacional e acadêmico de centenas de milhares de pessoas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.
Ao fim de 2022, os professores Ivo e Baranow são oficialmente retirados do Conselho Editorial da Intersaberes, deixando um surpreendente legado profissional pautado em uma elevada perspectiva de educação, que sempre conduzirá os padrões de excelência das produções desta empresa. A Intersaberes agradece a sabedoria, os conselhos e ensinamentos por vocês cedidos.
Leia também: Autor da Intersaberes é nomeado juiz do Tribunal Superior Eleitoral
Com orgulho, a Intersaberes também anuncia a chegada de dois grandes nomes do mundo acadêmico ao nosso Conselho Editorial: os Professores Alexandre Coutinho Pagliarini e Maria Lúcia Prado Sabatella. Prof. Pagliarini é Pós-Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Lisboa, doutor e mestre em Direito do Estado pela PUC/SP, professor titular dos cursos de mestrado e de graduação em Direito do Centro Universitário Internacional Uninter, além de palestrante e advogado. Profa. Sabatella é presidente do Instituto de Otimização da Aprendizagem (Inodap), autora da casa com a obra “Talento e superdotação: problema ou solução?” e pesquisadora especialista das áreas de inteligência e superdotação.
A Intersaberes dá honrosas boas-vindas aos novos conselheiros, com a certeza de que as novas parcerias trarão extraordinários frutos para o futuro da Editora.
Seguimos confiantes e motivados para causar impacto positivo na educação brasileira em 2023! Com gratidão a cada conquista realizada, reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento de soluções educacionais que levam conteúdo de qualidade aos quatro cantos do Brasil. Juntos, vamos construir a democratização do conhecimento no nosso país!