Educação 5.0 – sua IES já está por dentro da tendência?
4 de outubro de 2022
Na última década, assistimos ao surgimento e popularização de uma impressionante quantidade de novas tecnologias. O uso de dados e dispositivos eletrônicos agora transpassa todas as esferas da vida contemporânea, estabelecendo uma realidade constantemente conectada. A educação, é claro, não poderia deixar de ser englobada pelas novas tendências digitais; visto que o sucesso da ensino-aprendizagem depende, também, de recursos e abordagens alinhadas ao comportamento dos estudantes de hoje. Cabe à educação, ainda, decifrar qual a melhor dinâmica de ensino para uma geração de alunos sempre conectados.
A Educação 4.0 emergiu da intensa inserção da tecnologia nas dinâmicas de ensino. Computadores, tablets, plataformas educacionais, realidade virtual ou aumentada se tornaram recursos cada vez mais presentes nas salas de aula – que, atualmente, também já podem ser transportadas ao contexto digital. Entretanto, o domínio da tecnologia não é o suficiente para estabelecer diálogo entre a educação e as demandas do século 21: surge, então, o conceito de Educação 5.0, onde a tecnologia se combina a uma formação mais humana.
Leia também: EAD cresce mais de 420% nos últimos 10 anos
Você já compreende o conceito de Educação 5.0, seus princípios e como incorporá-los na prática, dentro da sua instituição de ensino? Esclareça o assunto a seguir, e ofereça aos seus alunos uma abordagem educacional cada vez mais alinhada às necessidades do mercado.
O QUE É EDUCAÇÃO 5.0
Trazendo a transformação social como pilar central, a Educação 5.0 propõe um ensino que operacionaliza o uso crítico das tecnologias educacionais em prol de uma formação integral – contemplando as competências técnicas e as socioemocionais em igual medida. Seu foco está em elevar a qualidade dos profissionais que serão formados, de forma que as hard skills sejam sempre acompanhadas por importantes habilidades relacionais no ambiente de trabalho (como saber enfrentar desafios, trabalhar em coletivo e propor soluções inteligentes).
COMO SURGIU A EDUCAÇÃO 5.0
A Educação 5.0 deriva do conceito de Sociedade 5.0, surgido no Japão em 2016. Seu princípio é usar da tecnologia para viabilizar uma sociedade com qualidade de vida ampliada; organizar a infinidade de novos recursos digitais hoje disponíveis para arquitetar uma vida mais humana e feliz. Rumo a esse objetivo, o primeiro passo é estabelecer uma relação mais harmônica entre tecnologia e meio ambiente, usando os próprios recursos digitais para promover a sustentabilidade. É nesse sentido que a Educação 5.0 pretende agir: na formação de sujeitos críticos e engajados com o desenvolvimento de soluções que colaboram para uma sociedade mais justa e harmônica entre pessoas, instituições e meio ambiente.
Leia também: Avaliação do MEC para cursos EAD
PROPOSTAS DA EDUCAÇÃO 5.0
Tal qual Educação 4.0, a Educação 5.0 sustenta o uso das tecnologias educacionais como forma de contextualizar a ensino-aprendizagem com o momento presente. Bibliotecas Digitais, laboratórios virtuais, disciplinas EAD e as tantas novas possibilidades levantadas pela internet são ferramentas preciosas para atualizar e dinamizar o ensino superior híbrido ou a distância. O grande paradigma levantado pela Educação 5.0 é: como utilizá-las de forma consciente?
Desempenhar um uso benéfico de tais tecnologias passa pelo desenvolvimento das competências socioemocionais. O senso de cooperatividade e as metodologias ativas de aprendizagem possibilitam que a tecnologia adentre o mercado de trabalho sem disputar relevância com o trabalhador – pelo contrário, chega para valorizar suas competências.
BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO 5.0
A Educação 5.0 aposta no protagonismo estudantil e assim contribui para o desenvolvimento da autonomia, da autogestão e da colaboratividade. São competências que, aliadas ao suporte tecnológico, possibilitam uma formação consistente no tocante às habilidade técnicas.
Para além das hard skills, a Educação 5.0 se preocupa com o desenvolvimento integral do futuro profissional, para que este contribua com consciência e humanidade no mercado de trabalho e gere impacto positivo na sociedade. Como abordagem metodológica, a Educação 5.0 sugere um ensino atento à promoção da criatividade, à mediação de conflitos interpessoais e desafios, ao fomento de uma postura colaborativa e à abertura para transformações.
Leia também: Intersaberes conquista Prêmio Top Educação pelo terceiro ano consecutivo
APLICANDO A EDUCAÇÃO 5.0
Não existe um passo a passo infalível para aplicar a Educação 5.0 na sua IES, visto que a ensino-aprendizagem se dá na relação entre os agentes educacionais. A instituição de ensino pode, entretanto, adotar algumas condutas que promovam este novo olhar para a educação. Priorizar o uso de metodologias ativas incentiva, naturalmente, a criatividade e o protagonismo dos estudantes. Investir na conexão entre agentes educacionais, com esforço para compreender o contexto dos alunos, é uma postura que abre caminho para o desenvolvimento de outras habilidades socioemocionais. Uma equipe bem capacitada não apenas para o domínio das ferramentas tecnológicas, mas também para encontrar uma didática sensível no uso das tecnologias, é indispensável para a concretização da Educação 5.0.
A aplicação da Educação 5.0 nas escolas e centros universitários pressupõe o amparo por tecnologias educacionais de qualidade, eficientes e funcionais, atualizadas às necessidades do estudante contemporâneo. A Intersaberes trabalha para viabilizar essa nova realidade educacional: por dois anos consecutivos, a Plataforma para Conteúdos EAD Contentus Play foi vencedora do Prêmio TOP Educação (2021 e 2022), na categoria “Tecnologias para EAD”.
O futuro da educação já começou. Nossos alunos não se interessam mais por métodos massantes e antiquados de ensino. A tecnologia, quando empregada com responsabilidade e consistência, tem potencial para revolucionar o sistema tradicional de ensino brasileiro. Com as soluções educacionais Intersaberes, você abre as portas para uma educação moderna e de alta qualidade na sua IES. A Intersaberes possui o maior catálogo de disciplinas EAD disponível no mercado nacional: são mais de 1.000 disciplinas EAD para grades curriculares de graduação e pós-graduação em mais de 50 áreas do conhecimento, que também podem compor até 40% da carga horária dos cursos presenciais. São conteúdos prontos e flexíveis em formato digital, que contemplam videoaulas, e-books, bancos de questões avaliativas e exercícios de fixação. Solicite uma demonstração: Conteúdo EAD – Intersaberes