Diferenças entre ensino superior presencial, a distância e semipresencial
29 de janeiro de 2021
O ensino superior presencial, que predominou na realidade educacional brasileira por muito tempo, começou a abrir espaço para o EAD na última década. Pela primeira vez na história do Brasil, mais da metade dos matriculados no ensino superior em 2019 optaram pela modalidade à distância (dados do Censo da Educação Superior 2019). Com as novas necessidades de isolamento social trazidas pela pandemia em 2020, as inovações e potencialidades do modelo EAD foram exploradas como nunca! Revisões metodológicas e aprimoramento das tecnologias educacionais aumentaram ainda mais a aceitação da modalidade entre a comunidade universitária.
Leia também: Número de alunos que ingressam no EAD já é maior do que no presencial
A chegada de 2021, marcada pela disseminação das vacinas contra Covid-19, faz despontar uma nova tendência no mercado da educação: o ensino semipresencial ou híbrido, onde as trocas humanas do presencial e a autonomia flexível do EAD se encontram. Gestores de instituições devem compreender com clareza as características, os diferenciais e o público-alvo de cada modelo para investir com consciência e planejar a estratégia da IES em concordância com o futuro da educação.
- MODELO EAD
O ensino a distância não promove a reunião de alunos e professores em um local físico destinado à aprendizagem. Pelo contrário: lança mão de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) onde docentes e discentes se encontram digitalmente para esclarecer e debater os assuntos abordados em curso. Na maioria dos casos, as aulas expositivas assumem o formato de videoaula, e o conteúdo é dividido por módulos curtos que incentivam o engajamento dos estudantes a distância. Palestras e aulas específicas se desenvolvem em videoconferência ao vivo, com data e horário marcados para presença digital simultânea de todos os sujeitos do processo educacional. As aulas, cronogramas, atividades e materiais didáticos costumam ser hospedados em uma plataforma virtual própria de cada instituição.
O EAD é uma modalidade devidamente regulamentada e reconhecida pelo Ministério da Educação, e é dever da instituição garantir o mesmo nível de qualidade dos cursos presenciais no ensino a distância. O MEC exige, ainda, que exista um polo físico da instituição que ofereça toda a infraestrutura necessária para o acesso às aulas e realização das atividades propostas. Embora não hospede aulas presenciais, é no polo físico que os alunos podem resolver questões administrativas nas secretarias dos cursos, consultar materiais de apoio e receber outros tipos de assistência que se façam necessários.
- MODELO SEMIPRESENCIAL
O ensino semipresencial é a alternativa que fica entre o EAD e o ensino tradicional: une as trocas presenciais com professores e colegas à flexibilidade e à autonomia próprias do ensino a distância. A estrutura da graduação semipresencial é muito semelhante ao EAD, com uso de recursos digitais para transmitir conteúdo e fomentar interações. A diferença está na frequência dos encontros nos polos presenciais, que costumam ocorrer uma ou duas vezes na semana e já estão previstos na ementa de todas as disciplinas. O processo de ensino-aprendizagem se dá na mescla entre encontros presenciais e atividades virtuais na plataforma da instituição, e as provas finais são sempre realizadas presencialmente. As datas dos encontros são disponibilizadas aos alunos já no início de cada semestre, para que possam programar suas rotinas a fim de cumprir a frequência mínima exigida pelo curso.
O ensino híbrido também é uma modalidade reconhecida pelo Ministério da Educação que, inclusive, permitiu até 40% da carga horária total em EAD nos cursos presenciais enquanto durar a pandemia. Na graduação semipresencial, o limite oficial da carga horária em EAD é de 20%.
- PRINCIPAIS DIFERENÇAS
A grande diferença entre o ensino a distância e o semipresencial está na carga horária estabelecida para encontros presenciais nos polos físicos da instituição. No modelo EAD, o MEC determina que pelo menos 20% da carga horária total do curso seja ocupada por atividades presenciais (geralmente preenchidas pela realização de provas e de atividades práticas de laboratório). No modelo semipresencial, é ao contrário: o limite máximo para atividades EAD é de 20% da carga horária total do curso. O modelo presencial, logicamente, não comporta nenhuma parcela da carga horária em EAD (exceto em ocasiões emergenciais, como na pandemia).
- TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E SUAS POSSIBILIDADES
A incorporação das novas tecnologias educacionais expande as possibilidades de atuação da IES. Tanto o EAD quanto o ensino semipresencial ou híbrido contam com os recursos digitais de interação como parte fundamental da metodologia, permitindo que a instituição flexibilize graduações 100% presenciais e aposte em novos cursos no formato EAD. Ampliando o leque de modalidades oferecidas, a IES passa a dialogar com novos públicos que precisam de mais autonomia e flexibilidade para poder concluir no ensino superior. Estudantes que trabalham em período integral, que têm filhos ou que enfrentam dificuldades de locomoção urbana eram mantidos à margem pelo modelo tradicional, mas agora são contemplados pelos novos mecanismos de ensino-aprendizagem. A implementação de tecnologias educacionais, portanto, leva ao aumento de prospecção de matrículas na IES e colabora para a democratização do ensino superior.
Atualize sua IES e abra as portas para as novas possibilidades de ensino-aprendizagem! Com as soluções educacionais da Editora Intersaberes, sua instituição pode explorar o ensino semipresencial, híbrido ou a distância com o respaldo de quem atua há 15 anos desenvolvendo conteúdos universitários de excelência. Catálogo com mais de 900 disciplinas em mais de 30.000 horas de videoaulas para compor grades curriculares de graduação ou pós-graduação nas áreas das exatas, humanas, sociais aplicadas e jurídicas. E para as necessidades específicas da sua instituição, conte com a produção de disciplinas sob demanda por uma equipe multidisciplinar especializada em EAD. Solicite uma demonstração.