Diferenças entre educação à distância e ensino remoto
31 de agosto de 2020
Com a suspensão das aulas presenciais por decorrência do coronavírus, muitas instituições recorreram às alternativas digitais na tentativa de manter o ano letivo em andamento. Houve, neste primeiro momento, uma virtualização do ensino presencial como solução emergencial para a pandemia, e hoje milhares de alunos do ensino fundamental ao superior estudam através da internet. Dentre os méritos e dificuldades de uma adaptação massiva feita na corrida contra o relógio, cabe aos gestores uma importante reflexão: ensino remoto e educação à distância (EAD) possuem essências distintas que não devem ser confundidas.
Leia também: O futuro do ensino superior pós-pandemia
Em tempos onde a digitalização da educação é cada vez mais frequente, compreenda as diferenças entre o ensino remoto e a educação à distância (EAD) para poder oferecer à sua instituição uma migração segura e bem planejada:
Modelo EAD x Modelo Ensino Remoto
A educação à distância (EAD) é uma modalidade de ensino remoto planejada, com metodologia e didática elaboradas para explorar os recursos digitais. Neste modelo, o curso é predominantemente ministrado à distância, através de recursos multimídia como vídeos, podcasts e bibliografia complementar digital, partindo da instituição a escolha por aulas síncronas ou assíncronas.
O ensino remoto, por si só, não é reconhecido dentro da literatura educacional como um modelo de ensino. Hoje as instituições se deparam com o chamado ensino remoto emergencial, que emergiu da necessidade por alternativas remotas diante da pandemia e é, portanto, uma experiência completamente nova dentro do campo educacional. Trata-se de uma medida temporária aprovada pelo MEC para driblar a interrupção completa do cronograma letivo enquanto as circunstâncias inviabilizarem a aglomeração social.
Aprendizagem EAD x Aprendizagem Ensino Remoto
O modelo EAD encontra na tecnologia a possibilidade de expandir os horizontes do aprendizado, contando com Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) que estruturam as atividades com recursos próprios da plataforma. Também explora o diferencial da flexibilidade, com módulos de aulas gravadas disponíveis na plataforma, para que o aluno encaixe os estudos da forma mais adequada em sua rotina. A prática de atividades síncronas com reunião virtual dos estudantes fomenta debates que enriquecem o aprendizado.
No ensino remoto, ocorre uma virtualização do ensino presencial. Instituições migram o planejamento pedagógico vigente para o ambiente digital, em resposta à emergência do coronavírus. Desta maneira, professores e alunos encontram-se virtualmente nos horários de aula previstos, através de aplicativos de mensagens ou plataformas de videoconferência, para debate do conteúdo. Sem o suporte do AVA, as aulas ficam sujeitas a obstáculos de conectividade.
Leia também: Como transformar seu curso presencial em EAD
Professor EAD x Professor Ensino Remoto
O papel do educador se divide em duas frentes no modelo EAD: o professor que ministra disciplinas, cuja atuação ocorre em frente às câmeras para disponibilizar as aulas em vídeo na plataforma; e o professor tutor, também atuante na área do conhecimento do curso, que fica disponível para esclarecer dúvidas e mediar o aprendizado através do AVA. Em ambas as frentes, os profissionais são capacitados para adaptar a didática à lógica EAD, tanto na elaboração das aulas (que devem ser mais curtas, separadas por tópicos dentro de um grande tema que compõe o módulo) quanto na tutoria virtual aos estudantes.
No ensino remoto, a atuação do professor busca reproduzir a experiência da sala de aula na internet. O contato entre professor e aluno permanece o mesmo, na exposição de conteúdo e na resolução de dúvidas, mas mediado por videoconferências, mensagens e e-mails.
Avaliação EAD x Avaliação Ensino Remoto
No EAD, os exercícios e avaliações podem ser realizados com intermédio dos recursos disponíveis no AVA, com segurança e praticidade. As correções são realizadas pelo professor tutor, que encaminha os resultados e apontamentos aos alunos.
O ensino remoto, entretanto, não conta com um padrão avaliativo próprio do modelo (dado seu caráter emergencial), cabendo a cada instituição deliberar sobre as melhores alternativas para avaliar a evolução da aprendizagem de seus estudantes.
O futuro da educação aponta para a expansão das possibilidades de ensino no universo digital! Conheça a Contentus Play: uma plataforma de conteúdo para EAD voltada a instituições de ensino superior, com mais de 700 disciplinas que compõem grades curriculares nas áreas de exatas, humanas, sociais aplicadas e jurídicas, além de um acervo com mais de 1000 e-books para bibliografias básica e complementar. Simplifique a transição ao EAD com quem entende de conteúdo, fale com um de nossos consultores!