Design instrucional – o que é e qual sua importância nas soluções EAD
21 de dezembro de 2020
O desenvolvimento de soluções para EAD é um processo complexo que envolve análises multifatoriais e competências técnicas multissetoriais. Da curadoria e roteirização do conteúdo até a implantação em plataforma digital para acesso da comunidade estudantil, são múltiplas etapas desenvolvidas por profissionais especializados em diferentes áreas, todas relevantes para a elaboração de tecnologias educacionais eficientes e responsáveis. Reunir, por conta própria, esta ampla gama de especialistas necessários ao desenvolvimento de soluções EAD tende a se tornar um processo caro, demorado e pouco efetivo para as IES – o que leva um número cada vez maior de gestores a optar pela terceirização do serviço.
Um dos benefícios da terceirização, além da economia de tempo e de orçamento, é contar com profissionais que trabalham há anos com EAD, mantendo-se atualizados sobre as potencialidades das novas tecnologias educacionais e sempre atentos aos detalhes operacionais que fazem toda a diferença na experiência do aluno. Um dos detalhes valorizados pelas empresas que desenvolvem soluções EAD é o Design Instrucional, elemento indispensável para atender às demandas estudantis dentro de uma dinâmica remota.
O QUE É DESIGN INSTRUCIONAL
São métodos, técnicas e elementos que compõem uma “engenharia pedagógica” capaz de acrescentar dinamismo e interatividade ao ensino híbrido ou a distância. Com o objetivo de facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento de novas competências, o design instrucional explora os recursos digitais a fim de arquitetar um processo de ensino online bem elaborado e didático, cujo resultado seja a efetiva formação de conhecimento.
Na produção de cursos EAD, o design instrucional é a chave para atender a muitos dos desafios apresentados pelos alunos. Considere aos aspectos a seguir:
ADEQUAÇÃO DO PRODUTO AO PERFIL DO PÚBLICO
O primeiro passo para produzir um curso eficiente e com boa margem de satisfação entre os alunos é olhar com atenção para as demandas do público-alvo. Uma pós-graduação para profissionais já experientes na área e com pouco tempo disponível deve ser sucinta e objetiva, em módulos curtos e acessível via tablet ou smartphone para maior flexibilidade. Já cursos para um perfil de estudante mais jovem, que cursa a primeira graduação e quer ganhar experiência e confiança para atuar em uma nova área, devem explorar conteúdos multimídia e recursos interativos para que seja possível colocar a mão na massa efetivamente.
Independente de qual seja o caso, algumas perguntas devem nortear o processo produtivo: qual o melhor formato para expor o conteúdo? EAD estrito ou ensino híbrido? Quanto do conteúdo deve ser prático e quais recursos permitem vivenciar a prática? Como medir o nível de proficiência adquirido pelos estudantes? Quais os critérios para conclusão do curso? O curso será compatível com dispositivos móveis? As respostas variam de acordo com o público pretendido pela IES e com as especificidades próprias de cada área do conhecimento, mas sempre fazem uso do design instrucional para entregar a melhor experiência educacional a cada perfil de aluno.
Leia também: Como escolher um fornecedor de soluções EAD para sua IES?
ATENDIMENTO CUSTOMIZADO AO ALUNO
O design instrucional também dispõe de recursos que ajudam a particularizar a situação de cada estudante, rompendo com a limitação do sistema tradicional de ensino onde um único caminho metodológico é estabelecido sem considerar o ritmo de aprendizagem e a bagagem prévia de cada aluno. O sistema de pré-teste, por exemplo, permite identificar o nível de compreensão individual sobre determinado assunto para então personalizar o curso de acordo com a necessidade de cada estudante. Também ajuda o aluno a se situar melhor dentro da sua trajetória de aprendizagem, identificando aquilo que já sabe, o que ainda não sabe e o que deve receber atenção especial ao longo do curso.
MODULARIZAÇÃO DO ENSINO
A estrutura modular demonstra grande viabilidade para os cursos virtuais, que devem seguir estratégias pedagógicas próprias para manter o engajamento dos estudantes mesmo a distância. Cada módulo é estruturado como uma parcela autônoma do conhecimento, incentivando que os alunos foquem no conteúdo de agora. Através de pesquisas e experiência em EAD, designers instrucionais elaboram novos formatos para e-learning cada vez mais eficazes, visto que uma das principais funções do design instrucional é a organização dos conteúdos de forma dialógica.
Este é o momento de alinhar sua IES às tendências e exigências da educação do futuro! Aposte em tecnologia e conteúdo de qualidade com as soluções educacionais da Intersaberes, uma das 5 principais editoras acadêmicas do Brasil! Mais de 900 disciplinas para EAD, com aulas ministradas por mestres, doutores, pós-doutores especializados em EAD. Além de contar com uma equipe multidisciplinar de designers, roteiristas, técnicos de som e imagem, editores, revisores, ilustradores e analistas. Converse com nossos consultores e solicite uma demonstração: https://www.intersaberes.com/demonstracao/