Como reduzir custos com a biblioteca digital?
2 de fevereiro de 2021
As novas tecnologias educacionais estão a cada dia mais integradas no cotidiano das IES, adicionando dinamismo, conectividade e autonomia na educação brasileira contemporânea. As bibliotecas digitais, por exemplo, oferecem um grande incentivo à pesquisa científica nacional, ao disponibilizar acesso simples, prático e instantâneo a publicações atuais nas mais diferentes áreas de especialização. Com ferramentas de busca que otimizam a leitura, sem filas de espera para acesso aos títulos e maior facilidade de atualização do acervo em relação às mídias físicas, a biblioteca digital fomenta o progresso da ciência e recebe grande aceitação por parte da comunidade acadêmica.
Mas não é só a comunidade acadêmica que se beneficia com a digitalização do acervo! Gestores, coordenadores e reitores podem reduzir o orçamento de manutenção operacional ao mesmo tempo que alinham a IES às tendências da educação, através da incorporação da biblioteca digital. Entenda como esta tecnologia educacional pode trazer mais modernidade e economia para a sua instituição:
Leia também: 7 motivos para investir na biblioteca digital
CUSTO DE AQUISIÇÃO
O valor para aquisição de um livro físico é bem superior ao valor da licença para acesso a uma obra literária digital. Além de ser mais caro, o acervo físico ainda gera a necessidade de diversos exemplares por título, para que toda a demanda acadêmica seja suprida. Já a licença de acesso para e-book permite um número ilimitado de leituras simultâneas – logo, basta um único exemplar de cada título para suprir toda a demanda. Desta forma, o dinheiro antes investido no acúmulo de exemplares pode ser direcionado à ampliação do acervo, contemplando novas áreas do conhecimento.
CUSTO DE ARMAZENAMENTO
A biblioteca tradicional vive em estado de constante ampliação, para comportar novas publicações e atualizar o acervo disponível. Quando se trata de uma biblioteca digital, o acervo é inteiramente armazenado na nuvem, em plataformas equipadas com recursos de aprendizagem que eliminam a necessidade de espaço físico. A migração ao armazenamento digital exclui custos estruturais relacionados ao espaço da biblioteca, como eletricidade, água, internet, contratação e capacitação de equipe especializada para atender ao público, entre outros.
CUSTO DE ATUALIZAÇÃO
Algumas áreas do conhecimento, como as relacionadas à saúde ou engenharias, estão em constante aprimoramento. Novas condutas e práticas são testadas e comprovadas todos os dias, o que mantém as referências de pesquisa em ritmo de mudança sempre a caminho da evolução. É compromisso da IES disponibilizar bibliografias atualizadas nas diferentes áreas do conhecimento para efetivamente contribuir com a produção de pesquisas científicas de qualidade. A atualização do acervo físico passa pela compra de novos exemplares para substituição dos já ultrapassados – um alto investimento com curto prazo de validade. A atualização do acervo digital é mais simplificada, com custos reduzidos e maior facilidade de acesso às publicações mais recentes, permitindo que a IES ofereça bibliografias sempre atuais à comunidade acadêmica.
Leia também: Como o MEC faz a avaliação da biblioteca digital
CUSTO DE MANUTENÇÃO
Uma biblioteca com acervo físico já deve pressupor o gasto periódico com manutenção e reposição de exemplares. Extravios e desgastes materiais em decorrência do uso intensivo são intrínsecos à dinâmica de locação da mídia física. Já o acervo digital, armazenado e acessado por vias virtuais, oferece total preservação à integridade das publicações, sejam textuais, sonoras ou imagéticas. Sendo assim, a biblioteca digital possibilita que o acervo bibliográfico da IES seja usufruído sem danos por longos períodos, reduzindo custos de manutenção tanto em seu uso exclusivo quanto em complementaridade ao acervo físico preexistente.
ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL
Para além da economia em recursos monetários, a biblioteca digital também minimiza a demanda por recursos ambientais. Livros físicos são feitos de papel que deriva da madeira, fruto da derrubada de áreas verdes. Tente mensurar o impacto de um acervo com milhares de títulos, cada um com centenas de páginas e muitos com dezenas de exemplares. Livros digitais não precisam de matéria-prima natural e podem ser acessados de qualquer lugar, eliminando o uso massivo de papel e reduzindo, em segundo plano, a demanda de energia elétrica nas bibliotecas e a queima de combustíveis fósseis no deslocamento dos alunos até a sede da instituição.
FACILIDADE NA PESQUISA
Por fim, a biblioteca digital ainda oferece recursos que tornam a pesquisa acadêmica mais eficiente. A possibilidade de fazer anotações e comentários nas páginas, salvar frases e parágrafos ou realizar buscas com palavras-chave específicas facilita a jornada dos alunos do ensino superior. É vantajoso para a IES, para a comunidade estudantil e para o meio ambiente!
Atualize o compromisso da sua IES com a produção de conhecimento científico e libere orçamento para investir em novos projetos para a instituição! Conte com a Biblioteca Digital da Editora Intersaberes: acervo 100% virtual com mais de 1.100 títulos de diversas áreas do conhecimento, que compõem bibliografias básica e complementar com o padrão de qualidade exigido pelo MEC. Linguagem dialógica e recursos de aprendizagem que melhoram a leitura e o aprendizado, em uma interface intuitiva que pode ser acessada de qualquer dispositivo com conexão à internet, a qualquer hora e em qualquer lugar. Solicite uma demonstração.