Como melhorar a educação para os nativos digitais? Entenda o papel do Design Instrucional na aprendizagem eletrônica
31 de maio de 2023
O nativo digital é o novo consumidor contemporâneo: aquele que já nasceu com pleno acesso aos meios digitais. Habituado a usar soluções virtuais para as mais diversas situações do seu cotidiano, o nativo digital é combustível para uma verdadeira revolução didático-pedagógica. O atual desafio da educação é criar novas formas de aprender e ensinar mediadas pelo uso massivo das tecnologias, e o Design Instrucional desponta como recurso promissor. O livro “Design Instrucional aplicado à educação” é um mergulho pelas técnicas e modelos que promovem o sucesso da parceria entre tecnologia e aprendizagem – com foco na elaboração de material didático para a educação a distância.
A autoria é do Prof. Jorge Luiz Kimieck, mestre em Educação Tecnológica pela UTFPR e especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo IBPEX. Em seu novo lançamento, Prof. Kimieck vai além dos conceitos fundamentais do Design Instrucional (DI) e se aprofunda nas novas abordagens de ensino e aprendizagem, como as metodologias ativas e o paradigma centrado no aluno. “O livro também oferece uma compreensão dos conceitos da linguagem audiovisual como recursos educacionais, incluindo a animação e explorando os princípios da aprendizagem, especialmente nos elementos da teoria cognitiva da aprendizagem multimídia”, complementa o autor, que recomenda a leitura a professores, designers instrucionais e a todos os interessados em criar soluções criativas e inovadoras para a construção do conhecimento.
Design Instrucional e o progresso da EAD
O conceito de educação analógica já ficou no passado. Mesmo nas salas de aula presenciais, a tecnologia é hoje incorporada como recurso didático; na modalidade EAD, são as ferramentas digitais que dão corpo ao processo formativo. Aprimorar a experiência de aprendizagem a partir da criação de ambientes engajadores e orientados para as necessidades do aluno é o objetivo do Design Instrucional. “Com a digitalização da informação, o Design Instrucional permite adaptar os materiais ao ambiente digital, contando com recursos interativos, cursos online e ambientes virtuais de aprendizagem. Em conjunto com a EAD, possibilita a criação de materiais distribuídos globalmente, que democratizam o acesso à educação e promovem a aprendizagem ao longo da vida”, comenta o autor, sobre as novas possibilidades de personalização da trajetória educacional.
A multimídia tem papel fundamental dentro do ensino a distância. Na combinação entre diferentes formas de mídia (texto, imagens, áudios, vídeos) e interatividade, cria-se uma experiência de aprendizagem mais rica, envolvente e motivadora. “A multimídia facilita a compreensão de conceitos complexos por meio de animações, simulações, infográficos e diagramas interativos que auxiliam na visualização de conceitos abstratos. Também promove a acessibilidade e a inclusão no EAD, possibilitando a inserção de legendas em vídeos, descrições alternativas para imagens, textos convertidos para áudio, entre outros recursos que garantem que os materiais sejam acessíveis a todos os alunos, independentemente de suas necessidades específicas”, complementa Prof. Jorge Kimieck, que explora a aplicabilidade prática da multimídia no DI ao longo do 5º capítulo.
Educação centrada no aluno
O modelo de ensino onde o professor é protagonista e assume papel de “transmissor do conhecimento”, também tornou-se inadequado para o mundo de agora. As metodologias ativas de aprendizagem propõem o movimento contrário: situar o aluno no centro do processo e incentivar sua participação ativa – em colaboração, reflexão e resolução de problemas. “O Design Instrucional ajuda a criar atividades estimulantes, materiais interativos e estratégias de ensino envolventes que motivam os alunos a se envolverem ativamente na aprendizagem. Engajamento, pensamento crítico, autonomia e compartilhamento de conhecimento são alguns dos benefícios de investir em ambientes de aprendizagem, materiais e estratégias que facilitam as abordagens ativas”, avalia o autor, também professor em cursos de Pedagogia e especializações direcionadas à formação de professores.
A obra “Design Instrucional aplicado à educação” é um relevante e moderno complemento à formação de todo profissional envolvido com aprendizagem eletrônica. Temas como design motivacional, Learning eXperience design, trilhas de aprendizagem, linguagens da imagem e do som, e aplicação da animação na educação são tratados com solidez teórica e prática. Já disponível para compra no site da Livraria Intersaberes.
Ficha técnica
Livro: Design Instrucional aplicado à educação
Autor: Jorge Luiz Kimieck
Número de páginas:
ISBN: 9788522704064
Formato: brochura (paperback)
Dimensões: 1,2 × 14,3 × 21 cm
Preço: R$95,20
Editora: Intersaberes
Adquira um exemplar do livro “Design Instrucional aplicado à educação”
Sobre o Autor
Jorge Luiz Kimieck é Mestre em Tecnologia – Educação Tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX). Graduado em Educação Artística – Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação Musical do Paraná (Femp). Professor na graduação em cursos de Design, de Arquitetura e Urbanismo, de Publicidade e Propaganda, de Jornalismo e de Pedagogia e em especializações direcionadas à formação de professores. Pesquisador em novas tecnologias educacionais. Participou de projetos de design instrucional para treinamento e capacitação no contexto educacional público e corporativo.