Como incentivar a leitura no ensino superior?
21 de dezembro de 2022
A leitura é uma habilidade indispensável ao bom aproveitamento de qualquer curso do ensino superior – entretanto, mostra-se como um hábito em desuso no Brasil. Dados levantados pelo Instituto Pró-Livro em 2020 mostraram que o país perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019. O percentual de leitores de 56% registrado em 2015 despencou para 52% (2019) em apenas quatro anos.
A perda do costume pela leitura (ou mesmo um crescente desinteresse pela atividade) em muito pode estar relacionado ao uso constante de telas e ao consumo de informações cada vez mais resumidas e instantâneas, característico da era digital. Quanto mais nos acostumamos a interagir com conteúdos rápidos e dinâmicos, mais massante se torna a interação com centenas de páginas de informações densas e complexas (tal qual as leituras acadêmicas). A hiperconectividade causa severos prejuízos à capacidade de foco e atenção – e o Brasil é o país latino-americano que mais passa tempo na internet (média de 3 horas por dia, segundo a pesquisa GlobalWebIndex de 2019).
Leia também: O EAD como ferramenta de inclusão social
O fato é que, para concluir uma graduação ou pós-graduação, uma grande capacidade de análise, seleção, síntese e interpretação de texto se faz necessária. Habilidades, estas, que só podem ser desenvolvidas a partir do hábito da leitura. Como incentivar o costume e a vontade de ler nos jovens e adultos do ensino superior brasileiro? Abaixo, estão propostas algumas estratégias.
Ler em coletivo
A leitura foi apresentada, durante muito tempo, como uma atividade estritamente individual. Com as mídias analógicas, cada leitor mantém-se recluso ao seu próprio livro. Os livros digitais chegam para propor novas possibilidades de leitura, através de recursos virtuais de aprendizagem. Os e-books podem ser compartilhados de forma rápida e ilimitada entre um grande número de leitores, permitindo que um mesmo conteúdo textual seja acessado por todo o grupo. A leitura coletiva coloca cada estudante em uma posição ativa diante da atividade, o que ajuda a motivar aqueles que não se sentem tão engajados pela prática.
Leia também: 6 vantagens que o livro digital oferece ao ensino híbrido ou EAD
Dinamismo na leitura
Tirar a leitura do local de atividade monótona é essencial para motivar os estudantes a cultivarem interesse – e os livros digitais também podem ajudar nessa missão. Enquanto os livros físicos são “universos fechados” dentro do conteúdo ali impresso, os e-books são janelas abertas a todo tipo de informação análoga aos assuntos tratados. São equipados com ferramentas de conectividade que linkam o livro a outros materiais online, expandindo os horizontes de aprendizagem. Os alunos também podem interagir com o conteúdo de forma mais dinâmica, destacando e salvando trechos ou compartilhando suas impressões pessoais. Através dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), os professores também devem incentivar debates e fóruns de discussão sobre os temas propostos, transportando a leitura para um espaço de conversa, reflexão e formação de opinião.
Conexão entre o livro e o mundo
Para que a leitura seja interessante, é necessário que ela dialogue com a vida do leitor. Especialmente no contexto acadêmico, é mais esperado que o graduando se engaje em um livro que aponta caminhos, técnicas e/ou reflexões que conversam com questões de fato presentes em sua área de atuação profissional. Docentes que buscam incentivar o hábito da leitura em suas turmas devem entender os livros como instrumentos para captar o real interesse dos alunos – a liminaridade literária é artifício de usar o livro para comunicar com outros elementos de familiaridade prévia. Apostar em leituras atualizadas e condizentes com a realidade contemporânea é parte essencial desse processo.
Leia também: Avaliação do MEC para bibliotecas – como se preparar?
Os e-books criam novas possibilidades de relação com a leitura, mais alinhada às preferências dos alunos da era digital. Também favorecem a pesquisa e a produção de conhecimento científico, com recursos de leitura e conectividade que facilitam a interação com o conteúdo. Na Biblioteca Digital Intersaberes, você encontra mais de 1.600 e-books que compõem bibliografias básica e complementar de graduação e pós-graduação em mais de 50 áreas do conhecimento. Com recursos de aprendizagem, acesso multiplataforma e disponibilidade 24/7, seus alunos estarão sempre amparados por bibliografias relevantes e atualizadas. Solicite uma demonstração: Biblioteca Digital – Intersaberes