Como escolher um fornecedor de soluções EAD para a sua IES?
21 de dezembro de 2020
Com seu caráter emergencial, a pandemia de Covid-19 também despertou os gestores para os rumos que a educação do futuro está tomando. Já não há espaço no mercado educacional para o modelo tradicional que vem sendo reproduzido há décadas pelas instituições, e o público estudantil se mostra cada vez mais aberto a soluções inovadoras que usam da tecnologia para tornar o ensino mais flexível, dinâmico e acessível.
A incorporação de recursos EAD se apresentou, num primeiro momento, como estratégia para o não cancelamento do ano letivo durante o período de distanciamento social. Mas diante das tendências do mercado da educação, é pouco provável que as tecnologias educacionais retornem algum dia ao desuso. O que nem todos os gestores previram é que o processo de transição ao EAD ou ensino híbrido consiste em múltiplas etapas que abrangem serviços de áreas distintas.
Considerando o processo de curadoria de conteúdo, roteirização, captação, edição, elaboração das videoaulas, hospedagem do conteúdo em plataforma virtual, controle da operação e análise de performance, a contratação de soluções terceirizadas torna-se mais vantajosa para as IES, em termos de segurança e economia. Recursos desenvolvidos por empresas especializadas em EAD diminuem a incidência de problemas na adaptação, preservam a credibilidade da instituição e permitem que os gestores se dediquem a outras questões administrativas.
Leia também: Vantagens da terceirização de conteúdo para EAD
Na hora da contratação, quais critérios utilizar para escolha do fornecedor? Confira as orientações da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e faça uma escolha consciente:
PESQUISA DE MERCADO
O mercado educacional é muito amplo e, para acertar na contratação, o primeiro passo é conhecer uma boa amostra dos fornecedores disponíveis. A pesquisa ajuda a rastrear quais empresas têm condições de desempenhar os serviços procurados pela sua IES, para então avaliar aspectos mais aprofundados relacionados à qualidade do trabalho, prazos para realização e preços. Neste processo de triagem, é interessante consultar o portfólio dos projetos já entregues pelas empresas e, se possível, contatar clientes já atendidos para obtenção de feedbacks realistas sobre dinâmica de trabalho e cumprimento de acordos. Empresas que customizam produtos de acordo com a necessidade de cada instituição tendem a entregar atendimentos mais satisfatórios.
AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS
Selecionadas as opções mais condizentes com as suas necessidades, é hora de solicitar propostas. Cada proposta deve ser avaliada em aspectos administrativos (apresentação de registro da empresa e comprovação de regularidade das demais documentações institucionais), técnicos (adequação ao público, tempo de execução, originalidade dos produtos, diferenciais em relação à concorrência) e financeiros (balanço entre qualidade das soluções oferecidas e adequação ao orçamento planejado pela sua IES).
DEFINIÇÃO CLARA SOBRE O PRODUTO DESEJADO
Para otimizar o contato com as empresas cotadas, é importante redigir todas as especificações técnicas desejadas com clareza de detalhes. É necessário delinear as soluções que procura para fugir de uma contratação incompleta, mas mantendo-se aberto às sugestões dos profissionais especializados que se mostrarem efetivas e pertinentes. Também recomenda-se a explicitação da dinâmica de trabalho procurada e dos critérios avaliativos que serão usados na produção e execução das soluções, em caso de contratação. A comunicação clara desde o contato inicial facilita a elaboração de um futuro contrato e reduz as chances de conflito entre contratante e contratado.
Leia também: Soluções educacionais para o novo normal na educação
ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO PRODUTIVO
Após a seleção e contratação do prestador de serviços, é interessante que a IES escolha um representante interno para acompanhar o processo de produção. Será o profissional responsável por fazer a ponte entre as duas empresas e representar a voz da contratante na aprovação (ou veto) das etapas produtivas, sempre respeitando a determinação das partes de trabalho e dos prazos definidos em contrato. É quem atuará na definição de um cronograma conjunto e na correção de aspectos pedagógicos ou de conteúdo antes da gravação das videoaulas ou da execução dos demais materiais. Esta parceria evita o retrabalho e facilita o cumprimento das expectativas educacionais.
CONSTANTE AVALIAÇÃO DAS ETAPAS DE TRABALHO
A contratante pode propor, através de seu representante, uma avaliação contínua das etapas de trabalho, considerando os produtos entregues, o cumprimento do cronograma, o atendimento às necessidades apresentadas, entre outros. A contratada também deve expor sua avaliação do processo em relação aos compromissos assumidos com a contratante. Mantendo este canal de comunicação aberto, negociações e mudanças de rumo tornam-se possíveis quando necessário. A avaliação também ajuda a contratante a identificar se o investimento em terceirização está efetivamente contribuindo para a evolução da IES.
Explore todas as potencialidades do EAD com as soluções educacionais da Editora Intersaberes! Somos especialistas no desenvolvimento de conteúdo universitário de excelência e dispomos de Disciplinas para EAD, Material Personalizado, Produção de Conteúdo Sob Demanda e Biblioteca Digital para a sua IES. Já são mais de 30 instituições e mais de 200 mil alunos já atendidos com nossa metodologia! Conheça nossas soluções: https://www.intersaberes.com/#