Como a tecnologia está aprimorando o ensino a distância
8 de dezembro de 2023
Você já parou para observar como a tecnologia está melhorando o ensino a distância? Hoje, ela permite que professores e alunos se conectem de forma rápida e intuitiva através de recursos como aulas online, plataformas de ensino virtual e aplicativos de mensagens.
Esta conectividade proporciona aos estudantes a oportunidade de obter educação de qualidade, mesmo se eles não estiverem fisicamente presentes na sala de aula. Quer saber mais sobre este tema? Então, continue lendo este artigo!
A tecnologia como um dos pilares para o progresso na educação
Ao longo dos últimos anos, a tecnologia tornou-se um dos pilares para o progresso na educação moderna. Desde o uso de laptops, tablets, vídeo-aulas e aplicativos de mensagens, as possibilidades para os alunos tornarem-se mais engajados na sala de aula virtual são inúmeras.
Isso acontece porque os dispositivos eletrônicos emergiram como uma forma eficaz de transmitir conhecimento, proporcionando uma experiência de aprendizado mais dinâmica e visual. Professores podem utilizar recursos multimídia para tornar os conceitos complexos mais acessíveis, enquanto os alunos podem revisar o material no seu próprio tempo, fortalecendo a compreensão dos tópicos abordados.
Nesse contexto, a tecnologia se tornou uma aliada na disseminação do conhecimento e, também, desempenha um papel fundamental na promoção da igualdade de acesso à educação. Ela elimina barreiras geográficas e socioeconômicas, proporcionando oportunidades educacionais a um público mais amplo e diversificado.
Como a tecnologia contribui para um EAD de qualidade
Como já abordamos, a tecnologia é um dos pilares para o progresso na educação. Mas, isso só é possível por conta de algumas funcionalidades que ela oferece, incluindo:
-
Aulas online
As aulas online são uma ótima maneira de fornecer educação a distância. Elas permitem aos professores criar conteúdos de qualidade, que podem ser acessados pelos alunos em qualquer lugar e a qualquer hora.
Além disso, essas aulas são gravadas para que os alunos possam revê-las ou acessá-las novamente para aprimorar seus conhecimentos. Com esta funcionalidade, os estudantes não precisam mais se preocupar em perder explicações importantes, pois tudo está disponível para acesso.
>> Leia também: 6 vantagens que o livro digital oferece ao ensino híbrido ou EAD
-
Plataformas de ensino virtual
As plataformas de ensino virtual permitem que os professores e alunos compartilhem e interajam entre si de formas inovadoras. Elas são projetadas para possibilitar que os estudantes acessem aulas, recursos de estudo e revisões realizadas por seus docentes; e, também, para facilitar a comunicação entre eles.
-
Aplicativos de mensagens
Os aplicativos de mensagens permitem que os alunos e professores façam perguntas, compartilhem arquivos e mantenham conversas à distância. Isso significa que os estudantes não precisam mais fazer longas consultas presenciais para resolver suas dúvidas, pois eles podem fazer perguntas e receber respostas rápidas virtualmente.
> Você também pode gostar: Como funciona o credenciamento de cursos EAD no MEC?
Ao aplicar a tecnologia ao ensino a distância, oferecemos aos alunos a oportunidade de obter uma educação de qualidade, mesmo se eles não estiverem presentes na sala de aula. Se você deseja saber mais sobre este assunto, conheça o Catálogo de Conteúdos EAD Intersaberes. Ele é o maior e mais completo hoje disponível no mercado educacional brasileiro: são +1.400 disciplinas EAD, prontas e flexíveis para compor a grade curricular de +300 cursos de graduação ou pós-graduação, em +50 grandes áreas do conhecimento.
O Catálogo também é equipado com +8.400 e-books e +70.000 questões padrão Enade, para uma experiência educacional atualizada e completa! Solicite uma demonstração clicando aqui.