Produção, aquisição ou licenciamento de conteúdo EAD – qual a melhor solução para sua IES?
16 de julho de 2021
A educação a distância só acontece por meio de dois pilares estruturantes: conteúdo e plataforma. O conteúdo EAD, através da linguagem dialógica, é quem conduz a jornada de aprendizagem quando não há interação presencial. É a qualidade do conteúdo que possibilita uma experiência satisfatória ou frustrante aos alunos; está diretamente relacionada ao sucesso (ou fracasso) do ensino remoto. Com conteúdos atualizados e bem selecionados, é possível explorar o universo de potencialidades EAD e expandir os horizontes da educação.
Leia também: Linguagem dialógica – entenda sua importância na produção de materiais didáticos
De que tipo de conteúdo o EAD precisa para uma experiência formativa de fato enriquecedora? Anos atrás, a modalidade se bastava de PDFs e alguns recursos de interação virtuais. Atualmente, a digitalização do consumo de informação a nível geracional elevou o conteúdo EAD a novos patamares. Videoaulas, e-books, banco de questões, atividades laboratoriais em realidade virtual/aumentada são recursos que exemplificam o avanço do EAD com a tecnologia hoje disponível.
Leia também: Planejamento EAD – antes de produzir, como planejar o conteúdo dos cursos online?
A variedade e complexidade do atual conteúdo EAD adiciona desafios ao planejamento das IES. Considerando, principalmente, a recente familiarização das instituições brasileiras com o ensino híbrido e a distância. Diante do impasse, gestores ponderam: investir na produção de conteúdo EAD ou no licenciamento de conteúdo EAD? Qual a viabilidade de adquirir conteúdo próprio, produzido por terceiros? Entenda mais a seguir.
Produção de conteúdo EAD dentro da IES
Produzir o próprio conteúdo EAD internamente aparece como primeira opção, especialmente entre instituições que nunca trabalharam com cursos online. Basta um primeiro contato para tomar dimensão do quanto a produção de conteúdo EAD é complexa. Selecionar, roteirizar, captar, editar, hospedar, disponibilizar ao público e gerenciar os acessos é trabalho para uma equipe grande e multidisciplinar. Vai muito além de gravar o conteúdo e o formato utilizados em sala de aula, quando o objetivo é um EAD de qualidade.
Em geral, as IES não contam com times já capacitados para funções de gravação, iluminação, captação de som, edição e design. A contratação de uma equipe interna exclusiva para produção de conteúdo EAD é um investimento alto. A capacitação de funcionários para a nova atividade tende a sobrecarregar a equipe e culminar na negligência de outros aspectos administrativos da instituição. O alto custo para aquisição de câmeras, microfones, refletores e ferramentas de edição profissionais também deve ser considerado. Uma grande mobilização de recursos financeiros e humanos para produzir conteúdo sem especialização em EAD, correndo o risco de comprometer a credibilidade da instituição.
Licenciamento de conteúdo EAD com empresas especializadas
Ao invés de produzir, “alugar” de quem faz – essa é, em linhas gerais, a proposta do licenciamento de conteúdo EAD. O gestor paga pelo acesso a um pacote de conteúdos por determinado período, e ganha a segurança de um material de qualidade sempre atualizado. A operação de produção fica por conta da empresa parceira, que conta com equipes multidisciplinares especializadas em EAD para cada etapa do processo. A IES recebe o conteúdo em white label e disponibiliza-o em sua própria plataforma, com o respaldo de uma produção profissional.
Num primeiro momento, gestores podem enxergar o licenciamento de conteúdo EAD como um investimento muito grande. Mas, ao lado da produção de conteúdo EAD interna, torna-se uma opção mais econômica e segura. O contrato de licenciamento garante atualização constante do acervo e entrega dos conteúdos dentro dos prazos estabelecidos. Também oferece aos alunos a oportunidade de aprender com mestres, doutores e pós-doutores renomados na academia, que atuam diretamente com as empresas especializadas. Por fim, a IES ganha tempo e energia para focar no educar – sua missão primária e intransferível.
Leia também: Vantagens do licenciamento de conteúdo EAD para ensino superior
Aquisição de conteúdo EAD próprio, terceirizado
Às IES que pretendem deixar a etapa produtiva para empresas especializadas em EAD, há ainda a possibilidade de aquisição de conteúdo terceirizado. Se o licenciamento de conteúdo EAD funciona como um aluguel, a aquisição consiste em uma compra. O gestor contrata uma empresa de soluções educacionais para produzir conteúdo exclusivo, que virará propriedade da IES em definitivo. Nesta modalidade, a produção do conteúdo é feita nos moldes estabelecidos pela instituição, sob encomenda.
A aquisição de conteúdo EAD é, naturalmente, uma opção mais cara, visto que a empresa especializada se dedicará a uma produção de veiculação exclusiva. Também funciona como uma compra isolada, onde há entrega do material encomendado em formato aberto para que a própria IES customize (se necessário). Contrasta, por exemplo, com a assessoria oferecida pelo licenciamento de conteúdo EAD, onde o material passa por atualizações periódicas.
Explore o ensino híbrido e a distância na sua instituição com qualidade e segurança! A Editora Intersaberes oferece o licenciamento de conteúdo EAD através de um acervo de disciplinas com mais de 1.000 disciplinas prontas, para graduações e pós-graduações nas áreas das exatas, humanas, sociais aplicadas e jurídicas. Também oferecemos produção de conteúdo EAD sob demanda através de licenciamento, atendendo a todas as necessidades particulares da sua IES. Solicite um orçamento: https://www.intersaberes.com/disciplinas-ead/