O futuro do ensino superior pós-pandemia
15 de julho de 2020
Muita coisa estará diferente quando a pandemia acabar, e é seguro dizer que as faculdades, universidades e centros universitários não serão mais os mesmos. O modelo de ensino superior predominante no Brasil já passa por uma revisão estrutural, acelerada pelas medidas preventivas aplicadas em IES do mundo todo por decorrência da pandemia. O amanhã será diferente do imaginado, e as mudanças começam no presente – gestores de IES devem se manter atentos às lições que a crise agora enfrentada revela sobre o futuro da educação, se não quiserem ficar para trás. A parceria entre tecnologia e aprendizagem já se mostra como a grande tendência do ensino superior pós-pandemia.
Leia também: Como a pandemia está mudando o ensino superior
INOVAÇÃO EM SALA DE AULA
A tecnologia não é a solução, mas é uma ferramenta de potencial revolucionário quando associada a metodologias de ensino eficientes e atualizadas. A corrida por alternativas diante do isolamento social impulsionou as IES a uma busca massiva pelo Ensino à Distância – quando, na realidade, o EAD já se consolidava como modelo educacional do futuro, seja no ensino híbrido ou em modalidade exclusiva.
Leia também: Como transformar seu curso presencial em EAD
O motivo é simples: a nova geração de estudantes já nasceu inserida na era digital. O formato de aula convencional torna-se obsoleto, perde sua eficácia ao não dialogar com a realidade de alunos familiarizados ao ambiente virtual. O que gestores devem considerar é que o mercado da educação se norteia pela modernidade e contemporaneidade, e que os métodos analógicos de ensino permanecerão em declínio mesmo com o fim da pandemia. Logo, recursos EAD incorporados para enfrentamento da crise não se tornarão descartáveis no futuro. As portas para a inovação em sala de aula já estavam abertas, a necessidade apenas acelerou o processo.
ENGAJAMENTO NO AMBIENTE VIRTUAL
Além do impacto na saúde, a pandemia da COVID-19 também gerou uma severa crise econômica com reflexos nítidos no mercado da educação. Vasta parcela da população perdeu emprego ou sofreu redução salarial, o que eleva os índices de inadimplência, trancamento de matrícula e desistência dos cursos. Gestores já se preparam para baixa prospecção de novos alunos no segundo semestre de 2020 e primeiro semestre de 2021 – e mesmo com o fim da pandemia, a economia tende a levar algum tempo para se estabilizar novamente.
É interessante que as IES revisem suas estratégias de prospecção e invistam no engajamento dos alunos desde o processo seletivo até a matrícula. Grande parte do processo acontecerá via canais digitais da instituição. Ao disponibilizar conteúdos de qualidade que efetivamente ajudam o estudante, a IES cria vínculo com alunos em potencial e se destaca entre a concorrência. Recursos e metodologias do EAD podem auxiliar na elaboração de conteúdos para prospecção.
METODOLOGIA ATIVA E O ENSINO HÍBRIDO
A educação do futuro valoriza a metodologia ativa, que torna o aluno protagonista e descentraliza o professor, enquadrando-o como mediador de estudos. O método se mostra mais eficiente do que aulas puramente expositivas no que tange a compreensão do conteúdo, além de oferecer maior respeito ao ritmo de aprendizagem próprio de cada estudante.
O ensino híbrido une os principais atributos do ensino presencial e do EAD, favorecendo a implementação da metodologia ativa. A oferta de conteúdo, até então realizada em aulas expositivas presenciais, pode ser feita por videoaulas que dão mais autonomia ao aluno e não forçam um nivelamento entre o ritmo de aprendizagem da cada integrante da turma. Os encontros presenciais tornam-se próprios para aplicação do conteúdo já assimilado, com apoio dos colegas e professores. Desta maneira, a carga horária dos cursos é otimizada e a aprendizagem é mais efetiva.
O futuro do ensino superior chega cheio de novidades, e sai na frente a IES que investe em adaptação e inovação desde agora. A Contentus Play é uma plataforma de conteúdo para EAD com mais de 700 disciplinas, que compõem grades curriculares nas áreas de exatas, humanas, sociais aplicadas e jurídicas. Videoaulas ministradas por mestres, doutores e pós-doutores especializados em EAD, que garantem conteúdo de qualidade para sua instituição neste momento de tantas transições. Conheça a plataforma aqui.