Ensino presencial em baixa e a formação de um novo mercado educacional no Brasil
22 de maio de 2023
Um olhar atento ao sistema privado de ensino no Brasil denuncia, ao longo da última década, uma mudança de paradigma educacional entre os adultos brasileiros. O movimento de ascensão do ensino a distância que acompanha a queda da procura por graduações presenciais acontecia gradualmente, e foi bruscamente acelerado pela pandemia de Covid-19. Agora, em 2023, o fim da pandemia já foi decretado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – mas a preferência pelo ensino superior EAD segue se fortalecendo a nível nacional. É um claro indicativo de que, para além das condições emergenciais, a parceria entre tecnologia e educação serve bem ao aluno contemporâneo.
Dados levantados pelo Ministério da Educação atestam que mais de 500 cursos superiores presenciais foram fechados em 2022, no Brasil. Em comparação, o Censo da Educação Superior de 2021 registrou aumento de 23,3% na quantidade de novos ingressantes em graduações EAD – em um único ano. Informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que, entre 2010 e 2020, o número de brasileiros matriculados no ensino a distância foi triplicado: das 930 mil matrículas verificadas em 2010 às 3 milhões registradas uma década depois.
Mudança no perfil do aluno
Quem trabalha no setor educacional deve sempre ter em mente que a educação é viva, orgânica, se transmuta acompanhando as necessidades e tendências de seu tempo. Gestores de IES que se mantêm presos a um conceito tradicional de ensino – cuja funcionalidade foi atestada por alunos de gerações passadas – fecham os olhos para a dinamicidade natural de um sistema educacional eficiente. Ao deixar de “falar a língua” do estudante contemporâneo, a instituição não apenas perde relevância no mercado educacional, como também negligencia seu compromisso com a qualidade da formação.
O ensino a distância desponta como solução viável às demandas de uma grande parte da população interessada no diploma de nível superior. O aluno que prioriza o curso EAD frente ao ensino presencial sente-se melhor atendido pela modalidade digital, por motivos multifatoriais. O primeiro fator a ser destacado é financeiro: as mensalidades dos cursos EAD são consideravelmente inferiores às dos cursos presenciais, possibilitando o acesso de uma nova classe socioeconômica ao ensino superior. Os brasileiros também presenciaram, nos últimos anos, um severo desmonte das políticas de incentivo à educação superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o que fragilizou a procura pelo ensino presencial.
Apesar do contexto emergencial, a massiva experiência com o EAD durante a pandemia evidenciou o potencial que a tecnologia oferece à ensino-aprendizagem, incentivando as instituições a investirem no aprimoramento da modalidade e de seus recursos. Muitos alunos se identificaram com a flexibilidade e a autonomia do EAD durante o isolamento social, e não têm mais interesse em retornar à dinâmica presencial. Graduações com conteúdos e metodologias desatualizadas também afastam os alunos mais jovens e desincentivam a procura pelo ensino presencial.
Hibridismo como alternativa
O ensino híbrido situa-se entre o presencial e o EAD, e desponta como alternativa promissora para o futuro da educação. Desde 2019, o Ministério da Educação lançou uma portaria que autoriza a realização de até 40% da carga horária das graduações presenciais via recursos remotos, o que facilitou a experiência das IES com a modalidade híbrida. No ensino híbrido, os graduandos desfrutam das facilidades do EAD sem abrir mão das trocas interpessoais do ensino presencial.
Se você é gestor de IES, chegou a hora de priorizar a modernização do ensino que oferece aos seus alunos. Invista no ensino híbrido ou a distância com as Soluções Educacionais Intersaberes! Nosso Catálogo de Disciplinas e Conteúdos EAD é o maior e mais variado do mercado educacional brasileiro: são mais de 1.400 disciplinas que compõem grades curriculares de mais de 300 cursos de graduação e pós-graduação, em mais de 58 áreas do conhecimento. Além das mais de 58.000 videoaulas, seus alunos também acessam mais de 8.400 e-books e mais de 70.000 questões padrão Enade, para uma formação completa! Solicite uma demonstração e abra as portas para o futuro da educação: Conteúdo EAD – Intersaberes