3 livros sobre feminismo para compreender o papel social da mulher ao longo da história
18 de maio de 2023
A lógica patriarcal de organização social é praticamente unânime entre os países ocidentais. São séculos de violências e desigualdades sistemicamente direcionadas às mulheres, tão enraizadas na cultura que ainda se preservam como conduta hegemônica em muitas sociedades contemporâneas. O feminismo é o movimento social, político e cultural de luta pela igualdade de gênero, para que os corpos femininos parem de ser subjugados e mulheres e homens possam, finalmente, desfrutar dos mesmos direitos.
Compreender o local social historicamente atribuído às mulheres ao longo dos séculos nos ajuda a perceber os avanços já conquistados e as reivindicações político-sociais que precisam ser sustentadas ainda nos dias de hoje. A Intersaberes selecionou as bibliografias a seguir para ampliar sua compreensão sobre o movimento feminista e as desigualdades que seguem sendo perpetuadas pelos papéis de gênero. Boa leitura!
Leia também: Iniciando os estudos em Filosofia? Confira 3 títulos sobre filosofia para iniciantes
Relações de gênero e trabalho: história e teoria
De Bárbara Araújo Machado, Camila Pinheiro
Gênero e trabalho são temas que historicamente se relacionam de maneira conflituosa, em resposta aos percalços impostos pelas instituições do patriarcado. O debate sobre o espaço da mulher nas dinâmicas socioeconômicas se tornou mais crítico a partir do século XX – neste livro, as autoras convidam a refletir sobre as lutas, debates e construções teóricas desenvolvidas por grandes pensadoras feministas contemporâneas acerca da relação entre gênero e trabalho.
Para acessar mais informações ou adquirir um exemplar do livro “Relações de gênero e trabalho: história e teoria”, clique aqui.
Teorias sociológicas feministas: uma breve introdução
De Alessandra Stremel Pesce Ribeiro
O estudo de temas como feminismo, machismo e patriarcado revela aspectos sociais e culturais que historicamente alimentam dinâmicas de desigualdade de gênero, em diferentes épocas e sociedades – dando base ao que hoje avaliamos como papel social da mulher ao longo dos séculos. Nesta pesquisa, a autora elucida as normas sociais que pautam a sociedade patriarcal até hoje, para investigar o surgimento das manifestações feministas que ganham cada dia mais força na transformação de prerrogativas socioculturais discriminatórias.
Para acessar mais informações ou adquirir um exemplar do livro “Teorias sociológicas feministas: uma breve introdução”, clique aqui.
Leia também: Conhecendo nosso país – 3 livros para você se aprofundar na história do Brasil
Desigualdades de gênero, raça e etnia
De Ana Paula Comin De Et Al. Carvalho
As classificações de gênero, raça e etnia têm força para modular o status socialmente aceito e esperado para cada grupo de pessoas; às mulheres negras, destina-se um local social subalterno e exploratório. Este livro levanta uma discussão complexa e atual sobre crenças preconceituosas, ações discriminatórias, rotulações pejorativas e condutas excludentes, e reflete sobre as cabíveis ações de combate às desigualdades sociais.
Para acessar mais informações ou adquirir um exemplar do livro “Desigualdades de gênero, raça e etnia”, clique aqui.
Na Livraria Intersaberes, você encontra estes e muitos outros títulos dentro das Ciências Sociais, para uma melhor compreensão sobre os papéis de gênero. Nosso acervo dispõe de mais de 1.700 livros acadêmicos que abrangem mais de 58 áreas do conhecimento, escritos por mestres e doutores de relevância para a ciência contemporânea. Compre em até 10x e receba em qualquer lugar do Brasil: Página Inicial – Livraria InterSaberes