Diferenças entre a biblioteca convencional e a digital
28 de julho de 2020
A biblioteca é uma instituição de grande compromisso social com a produção de conhecimento e o aprimoramento cultural da sociedade. Se por muito tempo foi reconhecida pelo papel impresso, hoje a biblioteca digital se populariza e cria novas possibilidades de conexão com outras tecnologias da informação. Não anuncia o fim dos livros físicos, mas sim a coexistência entre a biblioteca digital e a convencional, expandindo as ferramentas de aprendizagem em consonância com as tendências da educação – considerando, principalmente, a crescente procura pelo modelo EAD.
Leia também: Como a pandemia está mudando o ensino superior
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO
A diferença primordial entre a biblioteca convencional e a digital é a mídia utilizada. A biblioteca convencional armazena a informação em papel, organizada em catálogos separados por área do conhecimento. A biblioteca digital lança mão da mesma estrutura organizacional, mas dispõe os conteúdos digitalmente graças ao avanço da tecnologia. Nem todo compilado de títulos disponível na internet pode ser considerado uma biblioteca digital – a coleção deve organizar, distribuir e preservar a informação, função de toda biblioteca.
O conteúdo de uma biblioteca virtual pode vir das mídias físicas e ser convertido para o digital, ou já ser produzido digitalmente. O que deve ser exaltado é o seu potencial informativo em larga escala, com capacidade para armazenar e catalogar uma infinidade de informações multimídia (textuais, sonoras, visuais, etc.) que nem a maior ou a mais moderna das bibliotecas físicas teria suporte para comportar.
PRESERVAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DA INFORMAÇÃO
Uma das vantagens da biblioteca digital é a facilidade de preservação dos conteúdos disponibilizados. As mídias digitais são sofrem extravio e nem se desgastam com o uso intensivo, ao contrário dos materiais impressos. O armazenamento unificado reduz problemas de organização e localização de títulos, além de permitir a leitura simultânea de um mesmo livro por vários usuários, tornando a informação acessível a qualquer hora e em qualquer lugar.
A amplitude do acervo de uma biblioteca digital é notoriamente maior, pois o ambiente virtual resolve a questão do armazenamento físico. Há maior envolvimento com as necessidades dos usuários na elaboração do acervo e a atualização dos conteúdos é simplificada (em relação à biblioteca convencional), podendo ser mais frequente. Contribui, desta maneira, para a distribuição de informações de qualidade com rapidez e responsabilidade, alcançando um número crescente de pessoas.
PRATICIDADE E ECONOMIA
O modelo da biblioteca digital rompe com necessidades intrínsecas à biblioteca convencional, como a manutenção de um imóvel (com contas fixas e salário dos funcionários), a compra de diversos exemplares de um mesmo título ou a reposição de livros extraviados ou danificados pelo manuseio.
Para os gestores que buscam praticidade, a biblioteca digital é uma alternativa viável: reduz custos de manutenção, facilita o acesso dos alunos aos conteúdos, amplifica e diversifica o acervo disponível, armazena informações multimídia e trabalha de maneira complementar à biblioteca física, com recursos virtuais que fomentam o estudo e a pesquisa acadêmica.
Conheça a Biblioteca Digital da Intersaberes! Acervo com mais de 1.100 títulos disponíveis, em interface intuitiva com recursos de aprendizagem que deixam o estudo mais dinâmico. Nossa Biblioteca é multiplataforma, basta estar conectado na internet para acessá-la de qualquer dispositivo. Confira o catálogo aqui: http://ebooks.intersaberes.com.br/