6 vantagens que o livro digital oferece ao ensino híbrido ou EAD
24 de outubro de 2022
Os livros são materiais didáticos indispensáveis ao processo de ensino-aprendizagem, seja qual for a disciplina em questão. As bibliografias possibilitam aprofundamentos temáticos e expandem as colocações propostas pelos professores em sala de aula, ampliando a visão dos alunos sobre tudo aquilo que os cerca. Os livros digitais chegaram para complementar a função do livro impresso e abrir novas possibilidades didático-pedagógicas nas instituições de ensino – causando uma verdadeira revolução educacional e sociocultural.
Leia também: Avaliação do MEC para bibliotecas – como se preparar?
Enquanto transmissor da cultura e dos conhecimentos apreendidos ao longo da história, o livro naturalmente precisou se adequar aos novos formatos da modernidade. A inserção do livro digital nas escolas, faculdades e centros universitários trouxe vantagens que a mídia física não tem suporte para oferecer – especialmente para as modalidades de ensino híbrido ou a distância. A seguir, entenda mais sobre as contribuições do livro digital para a educação.
Interação com o conteúdo
Em um livro impresso, interagir com o texto significa rasurar as páginas em definitivo; no livro digital, o conteúdo é um grande convite para a personalização da aprendizagem. Ao ler um e-book, o estudante ganha a possibilidade de destacar trechos, salvar citações e organizá-las em seus próprios critérios pedagógicos, para retornar a consultá-las em outro momento de estudo. As citações de maior relevância podem, assim, ser revisitadas sempre que necessário.
Conexão livro – internet
Quando surge uma dúvida ou a necessidade de maior embasamento teórico durante a leitura de um livro impresso, é preciso interromper a leitura para buscar outra fonte de pesquisa. Na leitura de um livro digital, é possível fazer o link entre o conteúdo da página e a ferramenta de busca online, evitando a perda da concentração. Recurso bastante útil para leituras realizadas em aula, que exigem agilidade e rápida compreensão.
Leia também: Recursos para melhorar o uso do livro digital na IES
Acessibilidade para todos os leitores
Nas bibliotecas físicas, pessoas com restrições relacionadas à visão ou audição ficam reféns de poucos exemplares traduzidos em braille – o que gera imensa discrepância de acesso à informação em relação aos demais alunos. Os livros digitais mais modernos oferecem a possibilidade de tradução instantânea do conteúdo para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Há, também, a possibilidade de ouvir a leitura das páginas, aumentar a fonte ou alterar a cor de fundo da página, melhorando a acessibilidade e usabilidade dos e-books para pessoas com diferentes necessidades.
Bibliografia atualizada
A pesquisa científica está em constante evolução, com novas hipóteses surgindo e teorias sendo refutadas a todo instante, nos mais diversos ramos de estudo. Acompanhar o ritmo da ciência em mídia física é uma tarefa complicada, visto que livros impressos podem levar meses (ou até anos) para serem publicados. Os livros digitais podem ser atualizados de forma fácil e prática, permitindo que os alunos acessem bibliografias sempre coerentes com o que há de mais recente na produção de conhecimento científico.
Leia também: Biblioteca Digital – desafios do bibliotecário
Economia de tempo e dinheiro
Sabemos que, no Brasil, a compra de livros impressos não é financeiramente acessível para todos os grupos sociais – especialmente tratando de literatura acadêmica. Seja para a composição de acervos (gestores) ou para uso próprio (estudantes), a aquisição de diversos livros físicos exige um alto orçamento. Existe, ainda, a questão da espera pela disponibilidade de títulos em bibliotecas físicas – que leva à formação de filas demoradas ou à demanda por múltiplos exemplares de um mesmo livro. O e-book soluciona tais questões: a compra de uma única licença por título (com valor muito abaixo da mídia física) permite acesso simultâneo por um número ilimitado de leitores, sem filas de espera ou deterioração do material.
Disponível a qualquer hora, em qualquer lugar
Além do acesso simultâneo por diversos leitores, o livro digital está sempre disponível para o estudante – independente da hora ou do local. Basta ter um dispositivo com conexão à internet para dar seguimento aos estudos da forma mais adequada à rotina de cada aluno.
Os livros digitais são materiais de incentivo à pesquisa e produção de conhecimento acadêmico. Permita que seus alunos tenham uma experiência educacional moderna e otimizada com a Biblioteca Digital Intersaberes! Acervo com mais de 1.600 e-books que compõem as bibliografias básica e complementar de graduações e pós-graduações em mais de 50 áreas do conhecimento. Com acesso multiplataforma em interface intuitiva, os livros são equipados com recursos de aprendizagem que facilitam a compreensão dos conteúdos e estão sempre disponíveis ao estudante – 24h por dia, 7 dias por semana, sem filas. Solicite uma demonstração e entenda porque a Biblioteca Digital Intersaberes foi reconhecida pelo Prêmio Top Educação por três anos consecutivos (2020, 2021 e 2022): Demonstração – Intersaberes